28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

CMDCA de São Manuel promove palestra sobre exploração sexual

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São Manuel, em parceria com a Diretoria Municipal de Promoção Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na noite fria da última quarta-feira (18) a Palestra Formativa “18 de Maio – Faça Bonito – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ministrada pelo Prof. Dr. Fausi dos Santos, psicanalista com mestrado e doutorado no segmento da Sexualidade Humana.

O evento aconteceu no Salão Nobre da Escola Estadual “Dr. Manuel José Chaves” (Instituto). Um grande público estimado em mais de 300 pessoas, formado em sua grande maioria por jovens e adolescentes, alunos das Escolas Estaduais, Faraco e Instituto de Educação, acompanhados por professores, diretores, coordenadores e supervisores da educação do Município e ainda com as presenças dos diretores municipais Lilian Fusco (Promoção Social), Jô Fuim (Gabinete), Patrícia Rossanesi (Saúde), Tony Forti (Comunicação), vereador Charles Ribeiro, Presidente do CMAS, Maria Amélia Caldeira, Presidente do CMDCA, Renato Bragiatto, do Presidente do CONSEA, Bruno Nascimento, das Conselheiras Tutelares e ainda da GCM Simone Parenti, integrante da Patrulha Maria da Penha e também representantes
do CREAS e CRAS, prestigiaram o evento. se reuniram para acompanhar a palestra do professor e doutor Fausi dos Santos, que abordou diversos aspectos sobre a violência sexual e como tratar a sua prevenção.

O objetivo desta ação foi marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorado anualmente em 18 de Maio, com a oferta de uma capacitação profissional que favorecesse a identificação e a prevenção de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso município.

Durante o evento, ainda, foi realizada a exposição fotográfica “Olhos de Lince”, projeto realizado pela Casa Santa Maria, em parceria com o Instituto Embraer, que visa propor uma reflexão sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e os graves prejuízos psicossociais provocados nas vítimas de tal modalidade criminosa.

“Este encontro foi de fundamental importância para o fortalecimento de nossa comunidade local no combate constante à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, pois, somente com informação técnica de qualidade, poderemos reduzir os índices deste mal que insiste em destruir a infância e a adolescência de inúmeras vítimas.”, destacou o presidente do CMDCA, Renato Bragiato.

18 DE MAIO – FAÇA BONITO

O dia 18 de maio ressalta uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi escolhida em alusão ao crime ocorrido na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 18 de Maio de 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada, estuprada e brutalmente assassinada aos oito anos de idade por jovens de classe média alta daquela cidade e que, ainda hoje, 49 anos depois, continuam impunes. Atualmente, 22 anos
depois de instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, a data é usada para lembrar que todos
temos a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.

Atendimento

Em São Manuel os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes são investigados pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e acompanhados pelos diversos atores do Sistema de garantia de Direitos da Crianças e do Adolescente (SGDCA), formado basicamente pelo Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Ministério Público, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), dentre outros.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes