A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita, através do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, realiza no próximo dia 17 de outubro, às 19h30, no salão da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em Barra Bonita, a palestra “Suicídio – Conhecer para Prevenir”.
A palestra será ministrada pela médica psiquiatra Dra. Vivian Irusta e pela psicóloga Ellen C. Fabri.
De acordo com o Secretário de Saúde Dr. Jorge de Freitas, o objetivo é trazer informação e conscientização da problemática, visto índices preocupantes. “A identificação de sinais possibilita a busca de ajuda e tratamento qualificado”, alerta o médico.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feita pelo telefone (14) 36414163.
Preocupante
Em 2014, o World Health Statistics (WHO 2014) divulgava que o Brasil estava na 4ª posição entre os países latinos americanos com maior crescimento no número de casos.
O mesmo instituto divulgou que, em 2015, no mundo, a cada segundo, 40 pessoas cometem suicídio. Essa já é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, na contramão, existem apenas 28 países no mundo que possuem estratégias para prevenção.
Segundo o relatório, indivíduos do sexo masculino cometem mais suicídio do que o feminino e a maior taxa de ocorrências, 75% delas, acontece em países de baixa e média renda.
O Japão, apontado como um país com alta taxa de suicídios, apresentou mais de 25 mil mortes em 2014 – 18,5 autocídios por 100 mil habitantes. Algo em torno de 70 mortes por dia.
No Brasil, de acordo com o último relatório divulgado, ocorrem 32 suicídios por dia – números superiores ao falecimento pelo vírus do HIV. São seis suicidas a cada 100 mil brasileiros.
Apesar de todos os riscos, o tema ainda é um tabu. Pessoas preferem não discuti-lo. Por esse motivo, para desmitificar o assunto, debates, seminários e palestras são tão necessários.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)