A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré promove no sábado, 27, a Campanha Julho Amarelo, dedicada ao combate contra a hepatite C. A ação é uma parceria com o Rotary Club e o Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP).
A atividade que acontece no Largo do Mercado das 7h30 ao meio-dia vai disponibilizar à população 500 testes rápidos para a detecção da doença.
O material será fornecido pelo Rotary. Já o município, através da Vigilância Epidemiológica, vai disponibilizar enfermeiros treinados para a realização do procedimento.
Alunos da UniFSP, por sua vez, vão atuar no aconselhamento dos presentes. A proposta é fornecer ao público informações sobre prevenção e tratamento, entre outros temas.
A doença
A hepatite C é causada pelo vírus VHC, transmitido principalmente por sangue contaminado, principalmente por meio de contato sexual e compartilhamento de seringas e agulhas.
A evolução da enfermidade silenciosa costuma ser lenta e o diagnóstico, tardio. Por conta disso, os pacientes podem desenvolver a forma crônica da doença que leva a lesões graves no fígado.
A prevenção, portanto, é fundamental. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuitamente.
(Com assessoria).