A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemilógica e Departamento de Zoonoses, realiza no período de 12 a 20 de julho e 27 de julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2019 na zona urbana. Já na zona rural, a campanha se estende até 10 de agosto.
A Secretaria de Saúde ressalta que, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta o Poder Pùblico da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e, por consequência, para a população humana. “Os cães devem ser conduzidos por maior de idade e porte adequados para o manejo do animal. Já os gatos devem ser transportados em segurança. A vacinação é gratuita, e todos os cães e gatos saudáveis com pelo menos 3 meses de vida devem ser vacinados a fim de prevenir a doença, pois é a única forma de prevenção. Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Vacinar o animal é um ato de amor e responsabilidade”, reforça a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.
A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, e é transmitida, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
(com assessoria)