20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bauru reduz casos de dengue e Prefeitura mantém ações de combate à dengue

O último boletim epidemiológico apontou que Bauru registrou apenas dois casos suspeitos de dengue, sem registro de zika e chikungunya no município.

Em comparação com ano de 2019, a mesma semana epidemiológica 01 foram registrados: em 2019 – 191 casos com incidência de 51 casos para 100.000 habitantes e em 2020 são, até o momento, dois casos suspeitos.

Em 2019, o número da doença chegou a 26.241 casos autóctones e 32 importados com 39 óbitos pelo agravo.

As equipes da Vigilância Ambiental estão realizando visitas casa a casa nas áreas definidas como prioritárias, Noroeste e Sul, pela Vigilância Epidemiológica.

No mês de dezembro foi trabalhado o bairro Mary Dota, na região Norte, também com visitas casa a casa, orientações educativas e remoção mecânica de criadouros.

Os pontos considerados estratégicos, como ferro velho, hospitais, borracharias, entre outros, e imóveis especiais, também estão sendo trabalhados com ações bloqueio de criadouros, educação social, inspeções ambientais.

A Prefeitura está elaborando edital para a contratação de 450 armadilhas para capturar ovos do Aedes aegypti. A previsão da Secretaria de Saúde é que de em março as armadilhas comecem a ser distribuídas em imóveis de diversos bairros da cidade.

Foi implantada a Sala de Situação Municipal para tomada de decisões no âmbito central para o enfrentamento ao mosquito transmissor, com gerenciamento direto pelo prefeito municipal ou quem indicar na sua ausência.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para que ajude no combate à dengue e permita o acesso dos agentes de endemias, principalmente nestes territórios que apresentaram maior incidência da doença em 2019.

A Prefeitura está licitando a contratação de empresa que irá realizar a limpeza e capinação dos terrenos públicos e particulares. Como no ano de 2019, o proprietário do imóvel irá pagar pelo serviço.

De setembro de 2019 a janeiro deste ano, a Ouvidoria Geral do município registrou 798 denúncias de terrenos com mato alto ou lixo. Desses, 250 receberam multas por não realizarem a limpeza dos imóveis.

Saiba como denunciar terrenos sujos e com mato alto
As denúncias de terrenos sujos e com mato alto devem ser realizadas pelos canais da Ouvidoria Geral do Município. As opções disponíveis são o e-mail, o telefone e o aplicativo Limpeza Pra Valer.

Para que a denúncia seja efetivada, é preciso que o denunciante informe corretamente a localização do terreno, fornecendo os dados da quadra, número, nome da rua e do bairro onde o terreno está localizado.

Nos casos em que o terreno não tenha número, é necessário indicar um ponto de referência, por exemplo, “terreno ao lado direito do número 7-34”.

Somente com a localização pontual a Ouvidoria consegue dar o encaminhamento correto à denúncia. Isto porque, o primeiro passo após o recebimento da reclamação é levantar o cadastro do terreno na Prefeitura a fim de identificar o proprietário e efetivar a notificação para que a limpeza do local seja realizada.

Como denunciar pelo e-mail
Denúncias pelo e-mail devem ser encaminhadas para o endereço ouvidoria@bauru.sp.gov.br . A reclamação será efetivada e gerará um número de protocolo que possibilita o acompanhamento do caso.

É preferível que o denunciante não utilize um e-mail hotmail ou outlook, uma vez que, por questões técnicas, o sistema da Prefeitura não consegue responder a estes endereços.

Como denunciar pelo telefone
O número telefônico para contato com a Ouvidoria Geral do Município é o (14) 3235-1156.

Como denunciar pelo aplicativo
Para realizar uma denúncia pelo aplicativo Limpeza Pra Valer basta acessar o link app.bauru.sp.gov.br , clicar no ícone “limpeza de terrenos”, escrever o endereço do imóvel a ser denunciado, preencher os dados pessoais (existe a opção de deixar os dados em sigilo), anexar as fotos do terreno ou calçadas, gravar as informações preenchidas e anotar o número de protocolo para acompanhar o chamado.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes