26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bauru lança Consultório Móvel para atender moradores em situação de rua

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), lançou oficialmente o “Consultório na Rua”, serviço móvel que prestará atendimento às pessoas em situação de rua.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, dos secretários Eduardo Fogolin (Saúde), José Carlos Fernandes (Sebes), Eduard Borgo (Sear), Isabel Miziara (Educação), Levi Momesso (Sagra), do presidente da Emdurb Eliseu Eclair, dos vereadores Manoel Losila e Benedito Meira, e do defensor público Fernando Pinheiro Gamito. 

O “Consultório na Rua” é um serviço desenvolvido em parceria com o Governo Federal referente à Política Nacional de Atenção Básica que contará com uma equipe multiprofissional composta por motorista, assistente e agente social, técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e médico. A unidade móvel realizará atendimento no período da manhã e início de tarde, das 8h às 14h. 

O serviço atuará de duas maneiras: entre 8h30 e 11h30 o veículo atenderá de forma fixa em um local de referência, que inicialmente será a praça Rui Barbosa, enquanto no restante do período, das 11h30 às 14h, o consultório circulará pelos principais pontos de concentração de moradores de rua da cidade. 

“É mais uma importante conquista para a população de Bauru. Um serviço inédito, que a cidade não possuía, que compactua com a nossa proposta de governo, de cuidar das pessoas. O Consultório na Rua vai permitir isso, buscar aquelas que pessoas que mais precisam do poder público, em estado de vulnerabilidade, e que a saúde seja levada para essa população de rua”, destacou o prefeito Gazzetta. 

O atendimento será realizado através de abordagem e consultas clínicas para diagnóstico, realização de procedimentos médicos, como curativos e prescrição de medicamentos, e encaminhamento para unidades públicas de saúde e serviços sociais para tratamentos e assistência. Os pacientes atendidos serão registrados através de prontuários médicos para realização de acompanhamento. 

“Nós temos uma parcela da população excluída da sociedade, que vive de maneira marginalizada, em situação de rua, pessoas que o SUS não absorve porque eles não têm um endereço definido. A estratégia de trazer o Consultório na Rua é justamente para que a Saúde possa ir onde essas pessoas estão, ter a confiança delas e prestar um atendimento digno”, explicou o secretário Eduardo Fogolin. 

A ação é cofinanciada pelo Ministério da Saúde e, em contrapartida, o município vai arcar com custeios da viatura e insumos. 

Abordagem inicial 
As equipes iniciaram os atendimentos do “Consultório na Rua” em fevereiro. Até o momento foram realizadas 34 abordagens individuais, sendo 28 em usuários do sexo masculino e seis do sexo feminino. Desse total, apenas quatro deles não faziam uso de substâncias psicoativas. Além disso, a abordagem identificou que 22 usuários são tabagistas, 30 usam álcool e 21 consomem outras drogas. 

Veículos para Atenção Familiar 
O evento também marcou a entrega de dois veículos que servirão às equipes do serviço de Atenção Familiar da Secretaria da Saúde, doados como contrapartida de empreendimentos na cidade. 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes