24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bauru lança campanha de Prevenção de IST/AIDS para o Carnaval 2020

Nesta semana, a Secretaria de Saúde iniciou a campanha de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) para o Carnaval de 2020 em Bauru.

A campanha, alinhada com o Ministério da Saúde (MS) e o Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) de São Paulo, tem por estratégia a prevenção combinada do HIV.

A abordagem de prevenção combinada consiste em informar as pessoas sobre as várias formas de prevenção e oferecer a elas a possibilidade de escolher e combinar as formas que melhor se adéquem às suas necessidades ou características.

A prevenção combinada do HIV engloba várias formas de prevenção, que devem ser escolhidas e combinadas de acordo com cada situação vivida. São elas:

Preservativos Masculino e Feminino;
Redução de Danos (não compartilhamento de objetos perfuro cortantes);
Testagem regular de HIV;
Exames de HIV e outras IST no pré-natal;
Profilaxia Pós-Exposição (PEP);
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP);
Diagnóstico e tratamento de outras IST;
Tratamento para todas as pessoas (em caso de teste positivo para o HIV).

A mensagem geral da campanha de Carnaval em Bauru será de informar e conscientizar a população sexualmente ativa sobre as diversas formas de prevenção dentro da abordagem de prevenção combinada.

Abordagens individuais e coletivas em “sala de espera” são alternativas, que estão sendo realizadas pelas unidades básicas de saúde e instituições parceiras, como as ações educativas e preventivas, distribuição do preservativo, incentivo de testagem rápida do HIV, Sífilis e Hepatites B e C e orientação sobre onde buscar a PEP e PrEP.

Mais esclarecimentos pelos telefones (14) 3234-2576 ou (14) 3223-2355 ou pelo endereço www.aids.gov.br.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes