28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bauru apresenta ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Foi realizado na manhã da última sexta-feira (18) o lançamento oficial das ações que serão realizadas em Bauru pelo convênio Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, formado pela Prefeitura Municipal, Emdurb, Detran-SP e Governo do Estado de São Paulo. 

O evento, realizado na OAB Bauru, contou com a presença dos secretários Isabel Miziara (Educação), José Eduardo Fogolin (Saúde) e Aline Fogolin (Seecon), do presidente da Emdurb, Eliseu Eclair, da chefe de gabinete, Majô Jandreice, da coordenadora de convênios, Silvia de Deus, dos vereadores Sérgio Brum e Benedito Meira, do superintende regional do Detran, Edson Gaspar, do major Fabiano Serpa, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI – 4), além de representantes do SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Rodoviária. 

A cerimônia teve apresentação musical dos alunos da EMEI Stélio Machado Loureiro, cantando músicas educativas sobre o trânsito, e do grupo teatral “Direção Certa”, formado por servidores municipais e alunos da Divisão de Ensino às Artes, que encenaram a peça educativa “Qual o seu projeto de vida?”, sobre comportamento no trânsito. 

Plano de Ações 
O plano de ações que serão executadas durante as quatro fases do convênio, que tem duração de um ano e valor de repasse de R$ 1.556.021,12, tem como foco principal a região central da cidade, área com grande fluxo de veículos e pedestres. Entre os serviços, estão o recapeamento de importantes cruzamentos desta região, que terão a revitalização da sinalização horizontal e implantação de novas faixas de pedestres, além da troca de centrais semafóricas e aquisição de no breaks. 

O convênio prevê também a realização de atividades de cidadania e educação no trânsito. Serão promovidas blitz educativas, com distribuição de panfletos e orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito, ciclo de palestras em escolas e empresas da cidade, e o projeto Cidade Mirim com alunos da educação infantil e ensino fundamental. 

Formação do Comitê de Segurança Viária e de educadores através de curso à distância (EAD) – “Cidade Mirim vai à Escola”, desenvolvimento do Plano de Segurança Viária, informações sobre o convênio no site da Emdurb, diversificação de palestras, além de intervenções viárias e culturais, são ações a serem executadas, mas que não fazem parte do convênio. 

O plano de comunicação do convênio também foi divulgado. Com o tema “Qual o seu projeto de vida?”, a identidade visual da campanha será exposta em outdoors, busdoors, cartazes e panfletos. Com essas ações, o município pretende reduzir em 20% o número de óbitos e vítimas graves de acidentes de trânsito, durante o período do convênio (02/2018 a 08/2019). 

Trânsito em Ação neste sábado 
A ação teve sequência no sábado (19), com a realização do evento “Trânsito em Ação”, das 13h às 22h, no Boulevard Shopping (Rua Marcondes Salgado, 11-39), como parte da campanha “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”. 

A programação de atividades conta com Circuito da Cidade Mirim; orientações sobre cursos do Sest/Senat; informações sobre o Programa Proteger de combate a exploração sexual infantil; Ilha Educativa com desenhos e vídeos sobre educação no trânsito; exposição de viaturas da Polícia Militar e SAMU; orientações sobre Cartão Idoso e Deficiente, mototaxi e motofrete, solicitação de sinalização, entre outros serviços da Emdurb; distribuição de material educativo da Polícia Militar Rodoviária, exposição de veículo acidentado; simulado de acidentes com pedestres e motos; apresentação do aplicativo AISA 9; apresentação teatral das peças “E Agora Maria?” e “Qual o seu projeto de vida?”, além de sorteios e brindes. 

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito 
Programa do Governo do Estado de São Paulo que, em parceria com órgãos públicos, tem como principal objetivo a melhoria no sistema viário e educação no Trânsito e Mobilidade. Visa reduzir em 50% o número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito até 2020. 

O Plano de Ação do Convênio é executado com o repasse feito pelo Detran-SP para a prefeitura, via Convênio, e deve conter medidas de: “Educação para o Trânsito, Obras de Engenharia de Tráfego, Sinalização de Trânsito e Fiscalização de Trânsito”. As ações devem estar alinhadas com o objetivo e com os métodos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes