Fiscais da ANP (Agência Nacinal do Petróleo), identificaram nesta segunda-feira (19), um posto em Carapicuíba (SP) que vendia etanol e gasolina com problemas de qualidade. As bombas e tanques que continham os combustíveis fora das especificações foram interditados.
Após esse registro a Agência lançou um reforço para que os consumidores denunciem suspeitas em todas as cidades do Estado de São Paulo.
No caso descoberto nesta segunda-feira, a gasolina analisada continha 60% de etanol, quando o determinado na legislação é 27%. Já o etanol continha mistura irregular de metanol, substância tóxica que pode prejudicar a saúde, além do funcionamento dos veículos.
Além da interdição, o posto foi autuado e responderá a processo administrativo. Ao final do processo, caso fique confirmada a irregularidade, o estabelecimento está sujeito às sanções previstas na Lei nº 9.847/99, como multa que pode chegar a R$ 5 milhões.
Suspeitas de irregularidades no mercado de abastecimento podem ser denunciadas ao Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou pela página www.anp.gov.br/wwwanp/fale-conosco.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)