28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ambulatório e hospitais estaduais promovem ações no

Com o objetivo de conscientizar os homens na adoção de práticas preventivas em relação à sua saúde, como a realização de exames regulares que detectam precocemente doenças como o câncer de próstata, os profissionais dos Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs) de Bauru, do Hospital Estadual (HEB) e do Hospital de Base (HBB) de Bauru, unidades geridas pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), estão engajados na campanha mundial “Novembro Azul”.

As ações vão desde a entrega de informativos com cuidados básicos de alimentação à indicação de agendamento de consultas e exames. O urologista do AME Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, destaca a importância na realização conjunta dos exames de sangue e de toque, o que aumenta as chances de detecção do câncer de próstata. “Quando nós fazemos o exame numa fase precoce, as chances de cura chegam a ultrapassar 90%. Como na fase inicial o câncer não apresenta sintomas, o homem precisa ir antes ao médico, pois à medida que a doença evolui, fica cada vez mais difícil tratá-la”, alerta o especialista.

A próstata é uma glândula responsável pela secreção de 20% a 30% do esperma e fica localizado na frente do reto e debaixo da bexiga. Varia de tamanho conforme a idade do homem.

Como evitar a doença

– beba menos: diminua o consumo de álcool
– adote hábitos saudáveis: opte por uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente
– fique atento a sinais: se sentir dor ao urinar, ver sangue na urina ou ter dor nas costas, procure um médico
– informe-se: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de vencer a doença

Fatores de risco

– fumo
– diabetes
– herança genética

Outras ações desenvolvidas nas unidades estaduais da região:

AME DE BAURU
-No mês de novembro, serão entregues aos pacientes e acompanhantes um folder intitulado “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, contendo informações sobre o agendamento de exames laboratoriais, eletrocardiograma e também de consultas médicas com cardiologista e urologista pelo 0800 779 0000
-Haverá um coffee demonstrativo, com orientações sobre benefícios da alimentação saudável em parceria com universidades USC e Unip, em dias esporádicos durante o mês de novembro.

HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU (HEB)
Palestra “Saúde do Homem”
Palestrante: Ricardo Eidi Itao, médico urologista do HEB
Data: 12/11/2019 (terça-feira), às 14h
Local: Auditório
Excepcionalmente nesta data o funcionário poderá usar camiseta azul (sem estampas). Evento voltado para funcionários e comunidade.

HOSPITAL DE BASE DE BAURU (HBB)
Palestra “Drible o preconceito, sua saúde merece”
Ministrante: Cristian Pedro – Enfermeiro da Oncologia do HEB, pós-graduação em Cuidados Paliativos e Urgência e Emergência
Datas: 11/11/19 (segunda-feira), às 9h

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes