29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Alunos da Fatec de Jaú vão identificar e catalogar árvores do município

Seis estudantes do curso superior tecnológico de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú vão recensear as árvores do município por meio de um programa de estágio remunerado em parceria com a prefeitura. A primeira etapa do censo arbóreo será feita no centro expandido da cidade, cuja área compreende 138 quarteirões e 20 praças.
 
O procedimento está previsto em lei desde 2003, quando foi estabelecido o Código Municipal de Arborização. “O mapeamento e a catalogação das árvores é fundamental”, explica o professor do curso Jozrael Rezende.

“Por meio da sistematização das informações é possível que empresas e poder público se orientem para escolher as espécies mais adequadas para cada localização. Além disso, o diagnóstico da situação de cada item ajuda na prevenção de acidentes, como queda e prejuízos à rede elétrica”. 
 

A previsão de duração total do censo é de dois anos, sendo que esta primeira etapa deve ser concluída até o final de 2017.
 
Bom para a cidade e para os estudantes 
Além do benefício ao planejamento urbano local, o trabalho é uma oportunidade de aprendizado e produção de conhecimento. “A melhor maneira de absorver o conteúdo do curso é colocá-lo em prática. É uma atividade que deve gerar uma série de artigos científicos e pesquisas aplicadas”, ressalta Rezende, que capacitou os alunos no início de agosto junto com outro professor do curso, José Veniziani. O trabalho será orientado pelos dois educadores e por profissionais da prefeitura. 
 
As informações serão armazenadas e gerenciadas por meio de um software gratuito de sistema de informação geográfica. “Ao longo do curso os alunos aprendem a utilizar esse tipo de ferramenta. Da mesma forma que colocamos seus conhecimentos a serviço da sociedade, os estudantes também se beneficiam de uma experiência que pode contribuir tanto com a vida acadêmica quanto com o futuro profissional”, avalia Rezende. 
 
O estágio remunerado tem duração de um ano. A partir do segundo semestre de 2018, outras seis vagas serão abertas para dar continuidade ao censo.
 
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
 
(com Assessoria de Imprensa)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes