Na Semana do Meio Ambiente o Policiamento Ambiental divulga alguns dos seus resultados operacionais do ano de 2020, consolidados de janeiro a maio.
Policial Ambiental 2º Pelotão de Polícia Ambiental-Botucatu:
Dados de janeiro a maio
45 Autos de Infração Ambiental
Total de ocorrências atendidas 545
Multas aplicadas até momento R$ 511.232,00
Áreas Embargadas 24.5Ha
Redes apreendidas 4500 metros
Peixes apreendidos 86kg
Armas de fogo apreendidas 10
No Estado:
Ao todo, o Policiamento Ambiental resgatou ou apreendeu 7.242 animais. A grande maioria, de 6.088 animais, faz parte da nossa fauna silvestre, estava em cativeiro ilegal e, após a apreensão, foi destinada para recuperação e soltura no meio ambiente natural. Os animais domésticos e exóticos são destinados à guarda junto aos órgãos autorizados.
O tráfico, o comércio e o cativeiro ilegal de animais é a terceira atividade que mais movimenta dinheiro ilícito no mundo.
Outro número impressionante é a marca de 6.709 armadilhas apreendidas. Entre alçapões, arapucas, lanças e até estilingues, está o “canhãozinho”, que é uma arma de fogo artesanal, colocada na mata em regiões de passagem da fauna e que dispara a uma curta distância, quando acionada pelo próprio animal, muitas vezes atraído por alimento deixado pelo caçador. Nas trilhas, eventualmente esse tipo de armadilha pode atingir seres humanos.
O telefone da Polícia Ambiental é (14) 3882-6070.