A Secretaria de Estado da Saúde realiza o segundo 'Dia D' de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) em SP, neste sábado (18).
Por todo o Estado, 5,8 mil postos de vacinação fixos e volantes estarão em funcionamento, das 8h às 17h. Cerca de 38,4 mil profissionais estão mobilizados na campanha do Estado, com suporte de aproximadamente 2,8 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos.
Até o momento, foram aplicadas 1.775.984 doses de ambas as vacinas nas crianças paulistas com idade entre 1 e 5 anos incompletos. É o que aponta o balanço feito pela Secretaria, com base nos dados informados pelos municípios desde 4 de agosto, quando a campanha começou com 'Dia D' extra de vacinação realizado exclusivamente em SP.
Nesse período, 895.773 crianças foram vacinadas contra pólio e 880.211 contra sarampo em SP. Somente na região de Bauru foram 77.706 doses, resultando na imunização de 38.978 crianças contra pólio e 38.728 contra sarampo.
A população-alvo prevista na campanha é de 2,2 milhões de crianças paulistas, sendo 83,3 mil delas da região de Bauru.
É fundamental que os pais ou responsáveis levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos até 31 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. A meta é imunizar pelo menos 95% das crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos.
“Contamos com todos os pais e responsáveis para que levem as crianças aos postos de saúde neste segundo Dia D de vacinação no Estado de São Paulo. A colaboração de todos é indispensável para elevarmos a cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo entre as crianças entre um e cinco anos incompletos, garantindo a proteção desse público contra as doenças”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. A Secretaria também orientou as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos. Além deste produto, os municípios também estão recebendo a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.
“Não há motivo para preocupação. No Brasil, a incidência de alergia ao leite de vaca é de 2%, portanto, trata-se de uma situação rara”, explica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria. A reação alérgica pode ter como sintomas coceira, náusea, diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão do alimento ou produto com o componente. Diante de qualquer suspeita, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ao médico.
Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.
BOTUCATU
Durante todo o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.
Para atingir a meta da campanha, neste sábado, 18, será realizado o segundo Dia D de vacinação. Todas as unidades de saúde do Município estão abertas para vacinação das 8 às 17 horas, inclusive em horário de almoço. A Secretaria de Saúde também terá postos volantes de vacinação espalhados pela Cidade. Confira os locais:
– Centro – Praça do Bosque (Rua Amando de Barros)
– Residencial Caimã – Supermercado Serve Todos (Rua Antônio Madureira)
– Praça do Bairro – Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Major Matheus – Vila dos Lavradores)
– Cohab I – Supermercado Manzini (Rua Benedito Rodrigues da Silva, 94)
– Vila Assumpção – Supermercado Confiança (Rua Emílio Cani, 899)
– Vila Real – Shopping Botucatu (Avenida Marginal, 200 – 1050)
Além dos postos de vacinação em locais comerciais, na Unidade de Saúde do Residencial Santa Maria haverá uma atividade especial. Em parceria com os Rotarys de Botucatu (Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Norte, Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu Bons Ares, Rotary Club de Botucatu Cidade Alta e o Rotary Kids) serão oferecidos às crianças pula-pula, algodão doce, pipoca, entre outras atividades das 12 às 16 horas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo tem como objetivo imunizar 95% das crianças entre um até cinco anos incompletos. Em Botucatu são 6.563 crianças nesta faixa etária, sendo que até o momento 39,83% destas foram vacinadas.
“Pedimos que os levem seus filhos para a vacinação. Se for sair no sábado, leve consigo a Carteirinha de Vacinação do filho, assim, se passar por um dos postos em pontos comerciais, poderá aproveitar e vacinar sua criança. Precisamos aumentar a cobertura vacinal da nossa Cidade para garantir que nossos filhos não adoeçam”, orienta André Spadaro, Secretário de Saúde.
Além da Pólio, a Campanha também inclui a Vacina Tríplice Viral, que imuniza contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Campanha de Vacinação na zona rural
As Unidades de Saúde do Município farão uma ação especial durante a Campanha Nacional de Vacinação para imunizar as crianças da zona rural. Neste sábado, 18, equipes de Saúde percorrerão fazendas e bairros rurais de Botucatu. Confira os horários e locais onde haverá distribuição de vacinas:
Unidade de Saúde da Família de Vitoriana:
– Rio Bonito (local: Unidade de Saúde) – das 9 às 10 horas
– Porto Said (local: Colônia dos pescadores) – das 10h10 às 11h20
– Mina (local: Unidade de Saúde) – das 11h30 às 12h30
– Condomínio Alvorada da Barra (Local: Unidade de Saúde) – das 13h45 às 14h45
– Porto de Areia Rays (local: Escritório) – das 15 horas às 15h30
Unidade de Saúde da Família de Rubião Junior:
– Fazenda Flamboyant – das 9h30 às 10 horas
– Fazenda São Luiz – das 10h30 às 11 horas
– Monte Alegre – das 11h30 às 12 horas
– Faxinal – das 13h30 às 14 horas
– Creche Irmã Ceci – das 14h30 às 15 horas
– Bar da Nédema (Chaparral) – das 15h15 às 15h30
– Califórnia 1 (Ponto de ônibus) – das 16 horas às 16h30
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)