Os vereadores Zé Fernandes (PSDB), Carlos Trigo (MDB) e Valmir Reis (PP) apresentaram o Requerimento nº 670/2026, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu realizada em 10 de agosto, solicitando informações à Prefeitura sobre o possível asfaltamento da Estrada Municipal Jácomo Langeli, conhecida popularmente como “Estrada do Leite”.
O documento destaca que a via é utilizada por produtores rurais para o escoamento de diferentes produtos, entre eles leite e derivados, cana-de-açúcar, café, gado, mandioca e lenha. Segundo os vereadores, a pavimentação poderia melhorar o acesso a propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e pontos ligados ao turismo de aventura e à gastronomia local.
Estrada é considerada estratégica para a região
Na justificativa, os parlamentares afirmam que as estradas rurais possuem importância estratégica por fazerem a ligação entre a área urbana e propriedades, áreas de produção agropecuária, restaurantes e hospedagens rurais.
O asfaltamento, segundo o requerimento, também poderia proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade para moradores, trabalhadores, produtores rurais e visitantes. A melhoria da via ainda facilitaria o deslocamento de forças de segurança, Corpo de Bombeiros, veículos da área da saúde e transporte escolar.
Os vereadores também relacionam a pavimentação ao desenvolvimento econômico da região, apontando possíveis reflexos na logística, no turismo e na geração de emprego e renda.
Pedido já havia sido feito em 2025
O asfaltamento da Estrada Vicinal Jácomo Langeli já havia sido solicitado anteriormente por meio do Requerimento nº 408/2025, aprovado pela Câmara em 19 de maio daquele ano.
Na ocasião, conforme registrado no novo requerimento, a Secretaria de Infraestrutura havia informado que a estrada estava localizada em uma área predominantemente rural e que a pavimentação exigiria um investimento elevado.
Naquele momento, os recursos estavam sendo priorizados para áreas com maior adensamento urbano e que ainda não contavam com infraestrutura considerada adequada. Por esse motivo, o asfaltamento da via não estava sendo cogitado pela administração.
Vereadores querem saber se houve mudança de planejamento
Agora, os autores do requerimento afirmam que a administração municipal parece ter adotado um novo olhar em relação às estradas rurais, especialmente diante dos recentes anúncios de investimentos em pavimentação e mobilidade nas estradas municipais João da Cruz e Geraldo Biral.
Diante disso, os vereadores solicitaram ao prefeito Fábio Vieira de Souza Leite e ao secretário de Infraestrutura, William de Oliveira e Silva, informações sobre a existência de estudos técnicos e previsão orçamentária para o asfaltamento da Estrada Jácomo Langeli.
O requerimento também questiona se a chamada Estrada do Leite já foi incluída no cronograma de obras de mobilidade rural do município.
Até o momento, o documento analisado não apresenta uma resposta da Prefeitura sobre os questionamentos. O requerimento foi protocolado em 10 de agosto de 2026 e é de autoria dos vereadores Zé Fernandes, Carlos Trigo e Valmir Reis.





