28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mulheres na política: vereadoras de Botucatu promovem evento sobre a participação feminina

Na noite desta terça-feira (05/09), a Câmara de Botucatu, por iniciativa das vereadoras da Casa, promoveu uma palestra que teve como tema a participação política feminina, levantando questionamentos e reflexões sobre qual a posição da mulher nos espaços de poder e tomada de decisão.

Enquanto o presidente da Câmara, Cula (PSDB), fez a abertura do evento, o restante da noite foi comandada pelas três vereadoras que hoje têm mandados no legislativo botucatuense: Alessandra Lucchesi (PSDB), Erika da Liga do Bem (Republicanos) e Rose Ielo (PDT). 

A vereadora Alessandra Lucchesi iniciou falando sobre o papel da mulher não só na política, mas na sociedade como um todo, refletindo nos avanços da participação feminina. “Tantas mulheres fortes lutaram e, agora, o presente é o momento de escolha e de ação por ampliar a participação política das mulheres, começando pelos espaços no nível municipal”, diz.

Em seguida, a vereadora Rose Ielo relembrou que faz apenas 91 anos que as mulheres conquistaram o direito de votar e puderam ter voz no debate político, resgatando ainda outros documentos históricos que marcaram a luta feminina.  “É importante reverenciar as mulheres que atuaram para que hoje nós pudéssemos estar aqui”, fazendo coro a um vídeo produzido para a palestra que prestou homenagem às oito mulheres eleitas vereadoras em Botucatu em 164 anos de história do parlamento municipal.

Já a vereadora Erika da Liga do Bem complementou com as intenções do evento: resgatar a luta pela participação política feminina para que, daqui para frente, ela não diminua e continue avançando. “Que nós possamos nos abraçar mais e andar juntas, uma ajudando a outra para levar a outras mulheres esta oportunidade. E, dessa forma, criar mais coisas para beneficiar mais mulheres”.

Palestra

Após as falas iniciais, o Chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, realizou uma palestra em que trouxe o histórico da luta pela participação política feminina, desde a conquista pelo direito ao voto até discussões atuais sobre fundo partidário e regras para percentuais mínimos para candidaturas femininas nos partidos, passando por estatísticas do Brasil e do mundo. No entanto, foi enfático ao dizer que ainda faltam avanços.

Ele afirmou que, embora a Justiça Eleitoral seja apartidária, atua pelos princípios que regem a democracia, como justiça, liberdade e igualdade. Neste sentido, tem um trabalho para corrigir o “desequilíbrio gigantesco” que existe entre gêneros nos ambientes políticos.

“Temos que nos perguntar por que esse equilíbrio não existe nas eleições entre homens e mulheres. Enquanto as mulheres são 53% das eleitoras no Brasil, apenas cerca de 15% são eleitas. Infelizmente, a desigualdade histórica é enorme – e a política é um dos ambientes mais machistas que existem. Por isso, só com ações que tornem a sociedade mais justa, livre e igual podemos transformar isso”, disse.

Depois das falas e da palestra, a segunda metade do evento foi reservada para a participação da população. Estavam presentes diversas pessoas, mas especialmente mulheres, que vieram interessadas no debate ou representando secretarias municipais, entidades, grupos sociais e conselhos da cidade. Também compareceram os vereadores Palhinha (União) e Pedroso (União). Foram levantadas questões sobre legislações que incentivem e garantam a participação das mulheres na política, o papel dos partidos políticos, a importância da formação política voltada a mulheres, como tratar violência política de gênero, candidaturas femininas, etc.

No final, as vereadoras destacaram que as reflexões e as demandas pertinentes ao tema não devem se restringir à noite desta terça-feira, pois a ideia é que o evento represente um primeiro passo para que os debates continuem.

Vale lembrar! Você pode assistir ao evento na íntegra no YouTube da Câmara ou nas reprises da TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes