10 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Câmara votou projetos sobre prevenção, homenagens e orçamento

Na noite desta segunda-feira (10/07), a Câmara de Botucatu contou com sessão ordinária e extraordinária. No total, oito projetos foram debatidos, tanto de autoria do executivo como do legislativo municipal.

Em sessão ordinária, os três primeiros Projetos de Lei discutidos trataram de denominação de ruas em Botucatu, e foram aprovados por unanimidade dos votos. Por iniciativa da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), a rua 04 do bairro Royal Garden Botucatu passa a chamar-se “Rua Rosa Pezavento de Aguiar”. Em tribuna, a vereadora-autora comentou sobre a trajetória pessoal e profissional da homenageada.

Em seguida, a rua 05 do bairro Ecovilla Botucatu Residencial foi denominada de “Rua Antônio Maringoni Filho”, fruto de Projeto de Lei de iniciativa do vereador Lelo Pagani (PSDB), que fez a leitura da biografia do homenageado.

E finalizando as denominações da noite, as ruas 06 e 07 do bairro Royal Garden Botucatu receberam o nome de “Rua Irmã Maria”. Fruto de Projeto de Lei de autoria do vereador Sargento Laudo (PSDB), a matéria recebeu emenda de seu autor, para que houvesse a troca do nome da homenageada pelo nome que ela é popularmente conhecida – Irmã Maria. A emenda também foi aprovada por unanimidade. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a biografia da homenageada, acentuando sua devoção à Deus e dedicação à igreja.

A última discussão da sessão ordinária tratou da instituição da Semana Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes com Crianças. A matéria contou com uma emenda do vereador Sargento Laudo, solicitando que tal semana fosse realizada no mês de novembro, data sugerida, segundo o mesmo, pela idealizadora do projeto “Crescer Seguro”, Dra. Maria Auxiliadora Gabarra. Já o vereador Marcelo Sleiman (União) explicou que o projeto receberá total apoio da Secretaria de Educação, e que por isso não pode ser idealizado no mês de novembro, devido à falta de equipe disponível nesta época do ano. Segundo o vereador, o melhor mês para a aplicação do projeto seria em setembro, conforme consta na inicial do Projeto de Lei. Após muita discussão, o vereador Palhinha (União) solicitou adiamento da discussão por uma sessão, e teve seu pedido acatado pela maioria dos votos.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em sessão extraordinária, foram votados e aprovados por unanimidade dos votos quatro projetos de alterações orçamentárias, modificando o Plano Plurianual (PPA – 2022/2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2023).

O Projeto de Lei Complementar 13/2023 e o PL 59/2023, de autoria do Executivo, abriram um crédito adicional suplementar até o limite de pouco mais de R$ 12,8 milhões, para subsidiar demandas em diversas secretarias e departamentos da Prefeitura. Em tribuna, o vereador Silvio (Republicanos) explicou que o recurso será proveniente do superávit financeiro e também de excesso de arrecadação, sendo utilizado principalmente para demandas envolvendo segurança pública, zeladoria, turismo e assistência social.

Em seguida, foram discutidos o Projeto de Lei Complementar 14/2023 e o PL 65/2023, também de autoria do Executivo Municipal, que abriram um crédito adicional suplementar até o limite de pouco mais de R$ 5.5 milhões para subsidiar demandas da Secretaria de Infraestrutura. Novamente, o vereador Silvio, representante do Prefeito na Câmara, explicou que o recurso será proveniente do superávit financeiro e de excesso de arrecadação. Ambas as matérias contaram com mensagem para uma alteração e correção do texto dos projetos, com propósito de adequar os valores somente ao ano de 2023. A mensagem também foi aprovada.

Em alusão aos quatro projetos em pauta, a vereadora Rose Ielo (PDT) justificou o seu pedido de vista na última semana, explicando que era necessário demonstrar de onde estavam vindo os recursos, em cumprimento às leis de finanças e Lei de Responsabilidade Fiscal. O relatório do pedido de vista da vereadora foi anexado ao processo.

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara Municipal de Botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes