Na noite da última segunda-feira (21/10), os parlamentares botucatuenses se reuniram para a trigésima sexta sessão ordinária da presente legislatura. Na ocasião, dois projetos de lei de autorias legislativas foram aprovados por unanimidade dos votos.
Após leitura e deferimento das proposituras da semana no Pequeno Expediente e das falas dos vereadores em tribuna no Grande Expediente, a Ordem do Dia se iniciou com a aprovação do PL 109/2024, de iniciativa do vereador Silvio (PSD), que instituiu em Botucatu a “Semana de Conscientização e Prevenção sobre os males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores, a bebês e crianças”, a ser promovida, anualmente, na primeira semana do mês de novembro. Conforme explicado em tribuna pelo vereador-autor da matéria, a data integrará o calendário oficial do munícipio e objetiva conscientizar e alertar a população sobre os diversos males que a exposição a telas causa no desenvolvimento cognitivo, mental e oftalmológico dos pequenos.
E finalizando a plenária da semana, o PL 113/2024, de autoria do vereador Curumim (PSDB), nomeou de “João Vieira”, a Rua 01 do Jardim Santo Inácio, com início na Rua Raymundo Putti, bem como todo e qualquer prolongamento dela oriundo. A biografia do homenageado foi comentada em tribuna pelo parlamentar-autor do projeto, o qual acentuou a história de honestidade, trabalho, companheirismo e amor de Seu João.
Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.
TRIBUNA LIVRE
A sessão ordinária da segunda-feira também contou com um momento de Tribuna Livre. Previsto pelo Regimento Interno da Câmara (artigo 251), este espaço permite que cidadãos possam discursar sobre temáticas de interesse público. Quem fez uso da palavra foi o Juiz Federal, Dr. Mauro Salles Ferreira Leite. Sua fala abordou sobre os vinte anos de instalação do Juizado Especial Federal de Botucatu, localizado à Rua Papoula, número 89, na Vila dos Médicos.