Talita Taves que atua no PSOL de Botucatu divulgou que o evento organizado em defesa da democracia foi cancelado por orientação da polícia:
“Informamos que o Ato Político-Cultural em Defesa da Democracia, programado para acontecer neste sábado, dia 14 de janeiro de 2023 foi cancelado por orientação das forças de segurança de Botucatu. Segundo orientações do Delegado Seccional de Botucatu, as pessoas participantes, principalmente os organizadores do evento, seriam conduzidas à delegacia e sofreriam as punições previstas na ADPF 519 do Supremo Tribunal Federal, que indica desde multa até prisões dos envolvidos”.
“Nós, organizações partidárias e sociais de Botucatu, compreendemos que a decisão mencionada do STF se refere a ações antidemocráticas como bloqueio de vias, rodovias e ocupação e depredação dos patrimônios públicos, que nada tem em comum com a proposta de nosso ato que seria pacífico e já reunia diversos artistas, movimentos sociais e pessoas que defendem o respeito e civilidade com relação às decisões democráticas em nosso país”.
“Em respeito às orientações, buscando garantir a integridade das pessoas participantes do ato, sustentar a construção de um ambiente pacífico e a possibilidade de diálogo, optamos por acatar a determinação policial enquanto aguardamos orientações jurídicas já solicitadas às organizações partidárias e sociais envolvidas na organização”.
“Lamentamos esse cancelamento repentino e pedimos que todas e todos se mantenham em defesa da democracia. Esperamos em breve estar reunidos com legitimidade, segurança , respeito e com muita arte e cultura!”. (Fim da nota).