25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Somente 3% dos policiais civis tem menos de 30 anos de idade, diz presidente de sindicato

Nesta quinta-feira (23), às 16 horas, a diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), entre eles a presidente Raquel Kobashi Gallinati, estará na Delegacia Seccional de Sorocaba. Uma das precupações que ela falou foi sobre a falta de reposição no quadro o que faz com que os profissionais estejam na terceira idade.

Um dado preocupante que assola a Polícia Civil paulista é o envelhecimento dos quadros: “Somente 3% dos policiais civis tem menos de 30 anos de idade e 44% tem mais de 50 anos. Estamos perto de ter quase 44% dos delegados de polícia na terceira idade. De novembro 2016 a fevereiro de 2017, 478 policiais civis se aposentaram e ainda estão previstas mais de 1800 aposentadorias em 2017, sem qualquer perspectiva de reposição”.

Raquel enfatiza que, não bastasse o reduzido quadro de cargos existentes, atualmente contabiliza uma vacância absurda de 8.584 policiais.  “Qualquer pessoa que vá a uma delegacia observa isso. São mais de 260 municípios sem delegados, 40% das cidades paulistas, dezenas de distritos policiais com portas fechadas, policiais sobrecarregados em escalas exaustivas de plantão, além de muito atraso nas investigações”.

A visita tem o objetivo de proporcionar maior interação com os Delegados de Polícia do interior e levantar dados sobre o quadro de sucateamento da Polícia Civil no Estado de São Paulo. Além disso, o encontro servirá para a elaboração das diretrizes básicas de atuação do SINDPESP, uma vez que a atual gestão assumiu a direção da entidade no último mês de dezembro.

Na mesma data, a diretoria visitará mais duas seccionais ligadas ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo 7 (DEINTER-7): Seccional de Itapeva (11 horas) e Seccional de Itapetininga (14 horas). Ao todo estão programadas visitas às 70 Delegacias Seccionais, onde serão avaliadas e constatadas as condições de trabalho da polícia investigativa paulista.

Segundo a presidente do SINDPESP, o quadro de lotação da Polícia Civil está estagnado. “A Polícia Civil do Estado de São Paulo tem um quadro de 39.475 policiais, idealizado no ano de 1994. Naquela época, o Estado de São Paulo possuía uma população de 33.848.251 habitantes. Pouco mais de duas décadas, a população aumentou em cerca de 11 milhões de habitantes. Segundo o IBGE, São Paulo contabilizou o total de 44.749.699 habitantes no ano de 2016, mas o quadro da Polícia Civil permaneceu o mesmo. Ou seja, temos menos policiais civis por habitante. E a criminalidade seguiu por um caminho inverso”, explicou a presidente.

(Com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes