Desde 2015 | A informação começa aqui!

SAP realiza trabalho para reinserção de presos à sociedade

Reeducandos da Penitenciária de Itatinga participaram, nesta semana (de segunda a sexta-feira), da 4ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) visa fornecer aos reeducandos um mutirão de ações de reintegração social, a fim de prepará-los para a retomada da vida em liberdade. A cerimônia de abertura, ocorrida na terça-feira (20), contou com a presença do secretário executivo da Pasta, Luiz Carlos Catirse, além de autoridades locais.

Entre as atividades realizadas, estão palestras com temas variados, como segurança no trabalho e empreendedorismo, por exemplo. Os presos tiveram, ainda, ações de saúde, como aferição da pressão arterial, peso e altura; teste rápido para detecção de HIV e Sífilis; verificação da frequência cardíaca e oximetria, atendimento odontológico e com assistente social.

        “A realização das jornadas nas unidades promove uma série de serviços aos sentenciados, como emissão de documentos, reforço no atendimento de saúde, além de palestras com temas focados em empreendedorismo, entre outros. Essas atividades são de grande importância quando o reeducando retornar ao convívio em sociedade”, ressalta o secretário executivo da SAP, Luiz Carlos Catirse, durante o evento na Penitenciária de Itatinga.

SOLENIDADE

A solenidade de abertura ocorreu na manhã de terça-feira (20). Além do secretário executivo da Pasta e do diretor da unidade, Marcio José Vieira, o evento contou, ainda, com as presenças do prefeito de Itatinga, João Bosco Borges; do presidente da Câmara Municipal, Cristian Fernandes Batista; do juiz do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) em Bauru, Davi Márcio Prado Silva; do delegado da cidade, Antenor de Jesus Zeque; e do diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania do Estado, Diego Ferracini Lacerda. 

VISITAS

        Ainda na terça, Catirse visitou mais três unidades prisionais da região. Por volta das 11h30, ele esteve no Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo”, de Avaré, onde também ocorreu a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda.

        À tarde, o titular da Pasta participou da inauguração da Oficina Escola – Projeto Integração Familiar na Penitenciária de Bernardino de Campos. O projeto é uma iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e proporciona qualificação profissional e trabalho às pessoas privadas de liberdade.

        Em seguida, Catirse encerrou a agenda de terça-feira em visita realizada ao CR de Ourinhos, onde conheceu a nova cozinha da unidade e as adequações feitas na Portaria, além da atual construção do Almoxarifado. (Da assessoria SAP).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também