Desde 2015 | A informação começa aqui!

Quadrilha interrompe energia para furtar fios e câmeras de lojas

Lojas que vendem materiais elétricos, eletrônicos e Tem de Tudo, em Botucatu, foram atacadas, na sequência, por quadrilha especializada.

Os bandidos estavam com um caminhão grande, um caminhão-baú e uma caminhonete.

Eles usavam uniformes do mesmo tipo da CPFL para se passar por funcionários e cortar a energia. Isso ocorreu na Avenida Conde de Serra Negra. Foi interrompida a energia a partir de 2 postes – um de cada lado da rua – para evitar o disparo do alarme da loja.

O bando ainda conseguiu abrir uma porta automatizada onde entraram com 2 caminhões e uma caminhonete.

A maior parte do material furtado foi fio e das marcas mais caras. O mesmo ocorreu com itens como disjuntores e chuveiros.

Para cortar a energia da rua usaram um bastão com uma tesoura na ponta. Mesmo do chão, sem usar escada, consegue interromper a energia e evitar o acionamento do alarme.

Houve tentativas também em uma loja da Rua João Passos, em um Tem de Tudo. Outro alvo foi a empresa da Rua Júlio Prestes, perto do Mercadão Municipal, onde funciona uma distribuidora de câmeras.

Em um dos lugares, o prejuízo foi estimado, até agora, em 800 mil reais.

Um dos pontos, mesmo com muito material estocado, não contava com alarme ou seguro. Até os equipamentos de câmera foram levados. Mas essas imagens não tinham monitoramento.

A reportagem conversou com um representante de empresa de monitoramento. Ele disse que muitos ainda instalam as câmeras, mas não tem o acompanhamento, o que facilita a ação de bandido. Por isso é necessário o alarme e monitoramento. Isso inclui equipamentos para manter a energia funcionando, independente se o ladrão cortar a energia. Geralmente são usados itens como nobreak e bateria auxiliar.

Um crime do mesmo tipo em Limeira gerou prejuízo superior a um milhão de reais. Os bandidos já usam caminhão e empilhadeira para carregar os materiais.

Um alerta para quem tem equipamento é estar atento à manutenção para o sistema funcionar adequadamente.

Uma gravação mostra os bandidos agindo em Botucatu. Eles estavam cortando a energia da rua. A Polícia Militar foi informada do furto efetuado e está trabalhando com as forças de segurança para esclarecer o crime.

Após esse fato, muitos vizinhos dos pontos comerciais buscaram reforçar o sistema de segurança.

DICAS DE ESPECIALISTAS

  • Trocar bateria do alarme a cada 2 anos.
  • Ter sistema que garanta pelo menos 20 horas de energia.
  • Na queda de energia esse sistema também é importante.
  • Muitos furtos ocorrem na fase de construção e casas fechadas para alugar.

(Capa – Foto de arquivo da Av. Conde de Serra Negra).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também