Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto de Botucatu consegue trabalho a egressos do sistema prisional

O “Projeto Supera” iniciou o trabalho de reinserção de egressos do sistema prisional em janeiro deste ano atendendo nas unidades de Bauru (CPP I e II), além de Cerqueira César e Avaré.

São separados presos que vão sair em liberdade no lapso de um ano. O projeto só atende reeducandos de Botucatu que cumpriram pena nessas unidades prisionais.

Em parceria com o Instituto Ação Pela Paz e o apoio do Programa Semear e Secretaria de Administração Penitenciária, o mesmo projeto também empregou mais de 60 egressos em um ano e meio no município de Jaú.

“A unidade prisional separa um grupo de residentes da cidade que irá receber o projeto, agendo as datas da visita nessas unidades prisionais, apresento o projeto e começo a desenvolver rodas de diálogos. Quando o reeducando sai em liberdade, encaminhamos, acompanhamos a progressão dele no dia a dia. Tirando 1 (um) da criminalidade, indiretamente salvamos 4, contribuímos na diminuição do índice de reincidência criminal, ajudando na economia do município, quando se trata de gasto com segurança pública. Promovemos ao cidadão uma consciência reflexiva para que ele possa ser reconhecido como sujeito de direitos e deveres”, diz Juberto Galdino – Coordenador do Projeto.

No momento, 40 egressos estão no mercado de trabalho.

O projeto também desenvolve palestras em outras unidades e mobiliza a sociedade com políticas públicas voltadas à segurança pública.

QUEM FAZ PARTE
SEMEAR – Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando. O objetivo do Semear é reduzir a reincidência e o reingresso ao sistema carcerário por meio de atividades realizadas pelas unidades prisionais nas áreas de educação, profissionalização e saúde.

INSTITUTO AÇÃO PELA PAZ – Apoia o poder público e a sociedade civil em iniciativas que contribuam para a redução da reincidência criminal.

SAP – Secretaria de Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. Através da Central de Atendimento ao Egresso e Familia (CAEF)

Juberto Galdino – Tecnólogo em Gestão Pública, Pós Graduando em Gestão de Projeto e Negócio Social, com atuação em projetos sociais em políticas de atenção a pessoas em situação de rua, drogas e egressos do sistema prisional, levando essas pautas nas esferas municipais, regionais e estaduais.

CONTATO: https://www.instagram.com/projeto_supera/

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também