Um fato incomum chamou a atenção nesta semana na cidade de Botucatu. Um homem, que estava foragido da Justiça, decidiu ligar para o telefone de emergência 153 da Guarda Civil Municipal (GCM) para se entregar. O caso, que mistura um ato de desespero com uma decisão inesperada, viralizou nas redes sociais e gerou debates sobre o sistema de justiça e as consequências de dívidas de pensão alimentícia.
A equipe de Patrulhamento Preventivo Comunitário da GCM, composta pelos guardas Rafael e Paulo, recebeu uma solicitação incomum do Centro de Operações Integradas (COI). Um homem havia entrado em contato via telefone de emergência afirmando estar ciente de que era procurado pela Justiça e que desejava se entregar. A ligação, que poderia ser confundida com uma brincadeira, foi levada a sério pela equipe, que se deslocou imediatamente até o local indicado: a Rua Curuzu, no Centro da cidade.
A Entrega Inesperada
No local, os guardas encontraram o indivíduo, que confirmou sua identidade e a intenção de se entregar. Após uma pesquisa no sistema do COI, foi confirmado que pesava contra ele um mandado de prisão por débito de pensão alimentícia. O homem, cujo nome não foi divulgado, estava foragido há algum tempo, mas decidiu que era hora de enfrentar as consequências de suas ações.
Diante da confirmação do mandado, os guardas deram voz de prisão ao indivíduo e o conduziram até a Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Lá, o delegado Dr. Luiz Fernando P. Ayres ratificou a voz de prisão e emitiu o Boletim de Ocorrência de Captura de Procurado (BOPC). O homem foi preso e colocado à disposição da Justiça.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
