19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura emite nota sobre falta de vaga na UTI

A prefeitura de Avaré emitiu nota sobre a falta de vaga em UTI a um paciente na Unesp de Botucatu. 

Veja: A Secretaria da Saúde de Avaré informa que realizou, dentro das normas em vigor, a transferência do jovem paciente que se envolveu em um incidente junto aos viadutos SP-255 que ficam sobre a Avenida Paulo Novaes. Logo após a ocorrência, o paciente deu entrada no Pronto Socorro Municipal onde foi prontamente atendido e estabilizado pela equipe médica do local.

 

Posteriormente, após exames de imagem, o jovem recebeu o diagnosticado de traumatismo craniano. Ato contínuo, a equipe solicitou ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp)uma avaliação mais ampla de outra lesão identificada inicialmente como trauma buco-maxilo-facial. No município, não há profissionais nem estrutura capaz de ampliar o diagnóstico deste tipo de situação, daí a solicitação. O traumatismo craniano já recebia todo o acompanhamento adequado no Pronto Socorro de Avaré.

 

Dada a extensão das lesões e o estado clínico do paciente, a Secretaria da Saúde de Avaré manteve contato direto com a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) solicitando a remoção do jovem para um centro de maior capacidade física e técnica. Na madrugada desta quarta-feira, 14, o paciente foi transferido para Unesp de Botucatu, após autorização dada pela CROSS. Ao mesmo tempo uma liminar da justiça foi emitida em sede de Mandado de Segurança onde a família do paciente solicitava a remoção para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Para pleno entendimento do assunto, é necessário informar que as vagas na UTI de hospitais públicos são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) . É a CROSS que analisa o relatório enviado pelas unidades de todo o Estado e emite uma decisão sobre qual medida será adotada. Essa avaliação é feita por médicos especializados e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. De acordo com o nível de urgência, os pacientes são transferidos para a unidade de saúde que primeiro liberar  vaga. Portanto, não tem a Secretaria da Saúde de Avaré, o poder de decidir quando um paciente dará entrada na unidade de terapia intensiva.

 

Ainda, é certo que a remoção foi feita pela equipe do Pronto Socorro de Avaré pois o paciente permanece sob seus cuidados até que a equipe do hospital de destino “receba”o paciente e tenha acesso aos dados apurados até aquele momento.

 

Por outro lado, a CROSS ao liberar a transferência para a Unesp  o faz com a ciência da unidade que é informada antecipadamente como  determinam os protocolos de procedimento do Ministério da Saúde.

 

Até o início da tarde desta quarta, a Secretaria da Saúde apurou que o paciente permanecia em sala de urgência na Unesp pois ainda não havia vaga na UTI do hospital.

 

Por último, as vagas em UTI só se alteram em duas situações: Alta Médica ou Óbito do paciente que ocupa o leito. O Hospital das Clínicas de Botucatu esta ciente, via central de vagas, que o jovem tem prioridade para ocupar um leito na UTI do local.

 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes