25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Polícia investiga rebelião com agressões a funcionários da Fundação CASA

O 14News traz detalhes de como ocorreu o caso de tentativa de fuga da Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Botucatu, caso registrado na segunda-feira (15/11).

O caso foi relatado pelo diretor da Fundação CASA na delegacia explicando como ocorreu a rebelião que envolveu 7 dos 53 adolescentes.

Tudo começou quando um agente estava na galeria de internação provisória. Ele abriu o dormitório 4 para limpeza quando um adolescente o rendeu, segurando-o pelo pescoço. Ele foi colocado dentro do dormitório e acabou agredido com pedaços de madeira retirados de cabos e vassoura e de móveis, sendo lesionando no abdômen, braços, mãos e cabeça.

O coordenador da unidade também foi agredido quando tentava conter a rebelião, sendo empurrado pelos adolescentes da escada, sofrendo lesões.

Em seguida, os menores infratores tentaram acessar outra galeria com objetivo de libertar outros internos, sendo impedidos por outro agente e pelo coordenador, que foram agredidos.

Durante a confusão vários objetos foram danificados como móveis e câmeras.

Os internos gritavam que a todo momento que iriam matar o coordenador caso não libertassem as gaiolas para que saíssem.

Em seguida, os funcionários conseguiram negociar com os adolescentes para que cessassem a rebelião, quando retornaram para os seus dormitórios, sendo então trancados pelos coordenadores.

Os internos também tiveram lesões devido à contenção.

O caso foi registrado na polícia como lesão corporal, dano qualificado, sequestro e cárcere privado.

NOTA DA PM

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Comandante do 12º BPM/I, informa que ontem (15), por volta das 20:30hs, cerca de 08 (oito) adolescentes, os quais encontram-se internados na Unidade da Fundação Casa em Botucatu, iniciaram uma pequena rebelião, oportunidade em que 04 funcionários do estabelecimento permaneceram sob as ameaças dos infratores durante aproximadamente 03 horas.

A PM foi acionada logo no início do evento e mobilizou o efetivo de toda a região do Batalhão para realizar a contenção externa do estabelecimento, permanecendo no local até a volta da normalidade.

De acordo com informações, 02 funcionários foram agredidos com socos e com cabos de madeiras, que estavam na posse dos rebelados e foram utilizados como armas improvisadas, inclusive para danificar o sistema de câmeras de segurança.

NOTA DA FUNDAÇÃO CASA

A Corregedoria Geral da Fundação CASA instaurou sindicância para apurar uma tentativa de fuga ocorrida por volta das 20h10 da última segunda (15/11), no centro socioeducativo de Botucatu.

A situação foi pontual e envolveu apenas sete adolescentes dos 53 jovens que atualmente são atendidos no local.

A tentativa de fuga frustrada foi resolvida pelos próprios servidores e a situação foi controlada após 30 minutos, com o apoio da equipe de suporte e do diretor.

Na tentativa de conter os adolescentes, dois servidores tiveram escoriações leves.

Os jovens envolvidos deverão passar por avaliação e poderão sofrer sansões disciplinares. Os familiares e o judiciário serão comunicados da ocorrência.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes