Imagine você receber mensagem de um amigo ou familiar dizendo que está com o carro quebrado e precisa de dinheiro rápido para resolver o problema. Na sequência, o receptor acredita na mensagem e deposita ou transfere dinheiro em uma conta.
Depois descobre-se que o perfil do seu amigo foi hackeado ou a lista de contato do seu amigo foi copiada por alguém e assim você está conversando na verdade com um golpista.
Golpes como esse já foram aplicados pelo Brasil e uma tentativa ocorreu em Botucatu. Uma pessoa procurou a Polícia Civil, porém segundo a Seccional, o estelionato não se concretizou porque a vítima conseguiu falar pessoalmente com o dono do WhatsApp clonado.
Como a situação chegou à delegacia o caso passou a ser usado preventivamente buscando evitar golpes.
“Se receber mensagem de WhatsApp de pessoas da família pedindo dinheiro confiram primeiro telefonando para a pessoa antes, não responda e telefone para ela”, orienta o delegado Seccional de Botucatu Antônio Soares da Costa Neto.
O caso relatado em Botucatu está sendo investigado. Nos relatos pelo Brasil há suspeita de envolvimento de funcionários de empresas de telefonia.
(do Agência14News)