Policiais da DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Botucatu (SP) localizaram 190 quilos de cobre em um ferro-velho localizado na cidade de São Manuel e outros 70 quilos em Botucatu, durante operação realizada nesta terça-feira (25), totalizando 260 quilos do material.
As ações ocorreram para apurar se esse tipo de material tem origem ilícita, pois furtos de fios são comuns nas cidades, estradas e na zona rural, principalmente. Também há suspeita de receptação, segundo a polícia.
Ainda de acordo com a polícia, o dono do ferro-velho de São Manuel alegou que compra o material por R$ 12 o quilo e os revende por R$ 15. Disse também que nunca adquire o metal de origem ilícita e que mantém um cadastro dos vendedores. A ação foi desempenhada pelos investigadores Marcos e Luciano.
Já na busca em Botucatu o dono do depósito que estava com 70 quilos do material alegou que os fios estavam em pequenos pedaços, o que dá entender não ser proveniente de furto. Mesmo assim, o material foi apreendido para investigação. Em Botucatu a ação foi dos investigadores Eliandro, Jofre e Vergílio e contou com apoio de equipes da GCM – Guarda Civil Municipal e do GAPE – Grupo de Ações Preventivas Especiais.
Todos os envolvidos serão investigados junto aos fornecedores dos fios de cobre.
(do Agência14News)