A Polícia Civil de Itatinga desencadeou a operação “Choque de Ordem” de combate ao tráfico de entorpecentes no município e contou com a participação conjunta de policiais civis do Setor de Investigações Gerais e Grupo de Investigação em Área Rural GIAR II da Delegacia de Polícia de Itatinga, Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar (Canil do BAEP Sorocaba).
O alvo principal da operação era uma área de ocupação irregular conhecida como comunidade da Fepasa, local que abrigava um conhecido ponto de tráfico de entorpecentes e era frequentado por criminosos e usuários de drogas de toda região.
Essa área foi previamente mapeada pelos investigadores, que por sua vez, elaboraram relatórios de investigação propondo à autoridade policial a representação junto ao Poder Judiciário e Ministério Público pela concessão de mandados de busca e apreensão que foram concedidos pela Justiça no Fórum da Comarca de Itatinga. Isso ocorreu após análise do material produzido na fase policial.
De posse das informações e mandados de busca e apreensão concedidos, os policiais se deslocaram em comboio para o local, sendo que logo após entrarem a comunidade, encontraram 3 homens e 1 mulher no interior do ponto de venda drogas, todos conhecidos nos meios policiais pela prática dos mais variados crimes, destacando que apesar de tentarem jogar as drogas para a linha férrea e fugir do local, porém acabaram presos durante cerco das equipes policiais.
Durante a operação, foram presas 4 pessoas, abordados pedestres e veículos e apreendidas grande quantidade de drogas e dinheiro, além de câmeras de monitoramento, que eram utilizadas para monitorar o local e avisar a chegada da polícia.