26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

PM Ambiental realiza apreensão de redes, barcos e peixes para evitar estoque antes da Piracema

A Polícia Militar Ambiental da região de Botucatu realizou nessa quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de outubro, a operação denominada “Pré-Piracema” para combater ilegalidades praticadas pelos pescadores.

A operação aconteceu nos rios Tietê e Piracicaba, trecho influenciado pelo Reservatório de Barra Bonita, e possui como objetivo coibir a pesca predatória e o emprego de aparelhos, apetrechos e métodos proibidos, além do beneficiamento e comércio irregular de pescado, que é praticado a fim de “gerar estoque” para o início do período da Piracema, que começa no dia 1º de novembro de 2017 e se estende até 28 de fevereiro de 2018.

A operação teve duração de 24 horas, com buscas feitas durante o dia e à noite, com equipes atuando por água e terra.

O resultados da operação foi de cinco Boletins de Ocorrência Ambientais, dois Termos de Vistoria Ambiental, apreensões de 32 redes de pesca, totalizando 1.600 metros, uma tarrafa de pesca, além de barco, motor de popa, tanque, e 178 quilos de peixe.

Durante a ação seis pessoas foram multadas, totalizando R$ 6.520,00.

Segundo a Polícia Ambiental, a Piracema que começa no dia 1º de novembro visa garantir a perpetuação das espécies por ser o período de reprodução dos peixes, por isso a pesca fica restrita.

Algumas dúvidas frequentes no período da Piracema do que pode e como funciona, o pescador amador, esportivo, esporádico nessa fase pode utilizar vara de caniço simples ou molinete com ou sem barco na represa e retirando até 10 quilos de peixe.

Isso vale para peixes exóticos (que não são da fauna ictiológica), dentre eles: corvina, tilápia, tucunaré.

Pescador profissional
No período de piracema, pode fazer uso de caniço simples ou com molinete e as redes ficam proibidas. Pode fazer a captura de peixes exóticos, dentre eles, corvina, tilápias, tucunaré, entre outros, não havendo limite de quantidade.

Consulte a cartilha Conduta Ambiental Legal: http://bit.ly/CondutaAmbientalLegal (PDF) para saber sobre o que é permitido e proibido ou pelos telefones: 14-3882-6070 e 3811-3850.

 

Peixes devolvidos à represa:

 

Viaturas na operação

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(Do Agência14News com Polícia Ambiental)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes