Nesta terça-feira (23/5), foi realizada uma operação pela Delegacia de Proteção Animal da Seccional de Polícia de Botucatu (DEPA) para verificar uma denúncia de maus-tratos a animais no Bairro Santa Maria, em Botucatu.
Com a participação de uma médica veterinária da prefeitura de Botucatu, os investigadores foram solicitados a comparecer na residência da investigada, onde localizaram dois cachorros em estado de abandono, caracterizando o crime de maus-tratos a animais. A dona dos animais foi localizada longe desse endereço.
“No local, os policiais se depararam com uma casa fechada e um animal solto no terreno. No interior do prédio havia outro animal envolto em fezes e urina, além de outros dejetos, ambos sem alimentação e sem água. Ambos com score corporal baixo, o que segundo a médica veterinária indica que há mais de trinta dias os animais estavam com alimentação e água insuficientes de modo a chegarem naquela situação de aspecto físico”, informa a Seccional da Polícia Civil.
Relata ainda a polícia que a investigada alegou que deixara os animais no imóvel e se mudara para outra casa. Levando em conta o testemunho da médica veterinária, dando conta de que os animais estavam em situação de abandono, o que caracteriza o crime de maus-tratos, tendo em vista a declaração da proprietária dos animais, de que os abandonara no local dos fatos, e se mudara para outro endereço, os policiais deram voz de prisão em flagrante a tutora, de 43 anos, que foi levada à delegacia de polícia.
“Sendo apresentada à Autoridade Policial para as providências de Polícia Judiciária, após inteirar-se do ocorrido, ratificou a voz de prisão em flagrante dada incialmente a mulher, com base no artigo 32, § 1º – A da Lei 9.605/98. Tratando-se de infração inafiançável, a acusada foi encaminhada à cadeia pública de Cesário Lange/SP. Os animais foram recolhidos no canil municipal de Botucatu. Conforme SPJ nº GU7004-1/2023 – 1º D.P. Botucatu”, informou a polícia.