Um motofretista recebeu uma mensagem de um telefone DDD 019 pedindo que ele tirasse foto de uma idosa, bem como dos documentos ela, na Rua João Passos, em Botucatu, porque segundo a mulher que pedia a corrida e estava do outro lado da linha dizia que era para realizar um empréstimo consignado para essa moradora do centro da cidade.
“Sou correspondente bancário e precisava coletar uma assinatura digital na cidade onde trabalha. Você faz esse tipo de serviço?”, dizia a mensagem.
O entregador foi até a casa da suposta cliente, mas logo desconfiou e disse para a idosa que eram grandes as chances de se tratar de um golpe. Essa senhora disse que realmente desconfiou da ligação na sua casa porque a suposta telemarketing insista muito do outro lado da linha para que ela contraísse o crédito pessoal.
O motoboy diz que se trata de uma quadrilha que faz o empréstimo em nome dos idosos e depois desvia o dinheiro.
Jonas Souza Rodrigues disse que já foi alvo de quadrilhas desse tipo que ligava para o seu telefone para pegar cartões de idosos com a justificativa que os mesmos estavam com problemas e depois transferiam dinheiro das vítimas. Na época ele descobriu o golpe e avisou a polícia.
O site 14News entrou em contato com o banco que a mulher se dizia funcionária ou correspondente de crédito, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.
“Fica o alerta aos motociclistas que podem estar sendo usados para esse tipo de golpe sem saber”, comentou.
Veja como evitar golpes nesta reportagem com orientações da Polícia Civil.