Policiais civis de Itatinga usaram uma câmera especial própria para filmar animais silvestres em seu habitat para localizar um e identificar os demais furtadores de trilhos de trem. Nessa ação foram recuperadas 186 barras de 2 metros cada com peso total de 18 toneladas.
O caso foi registrado na Estação Paula Souza, na Rodovia José Gutierrez, na zona rural de Itatinga.
A Polícia Civil de Itatinga havia recebido na tarde de quarta-feira uma denúncia sobre 6 homens que estariam praticando o furto. Diante disso, os agentes foram para o local apontado pelo denunciante e encontraram aproximadamente 80 metros de linha férrea cortados pelos criminosos.
Em seguida, um encarregado da empresa Rumo foi avisado para que se registrasse o Boletim de Ocorrência.
O Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR) desencadeou a Operação para a identificação dos furtadores. Por três dias os policiais civis Glauco, Luciano, Allan e Bruno fizeram diligências, trocaram informações com os moradores das imediações e realizaram campanas, no entanto, apesar dos esforços, não chegaram aos criminosos.
Já na noite de sexta-feira decidiram instalar uma câmera especial geralmente usada para o monitoramento de animais silvestres. Como esperado, na manhã deste sábado, o equipamento registrou os criminosos praticando os furtos.
Após esse uso do equipamento, os Policiais Civis Glauco e Luciano solicitaram o apoio das forças de segurança. Os GCM’s Targino e Da Silva, e os Policiais Militares de Itatinga, CB PM Gobbo e SD PM Reginaldo, dirigiram-se para o local, prendendo em flagrante delito um rapaz de 18 anos. Ele estava em cima de um barranco às margens da rodovia observando a eventual chegada de policiais, no entanto, como a entrada ocorreu de forma rápida, esse primeiro envolvido foi pego e apontou onde seus comparsas estavam cortando trilhos.
Os policiais foram para o local do furto e flagraram 4 criminosos novamente na ação, porém, favorecidos pelo relevo do terreno, conseguiram fugir pela mata. Todos foram posteriormente identificados na sede do plantão policial de Botucatu. Isso se deu após trabalho investigativo realizado pelos Policiais Civis do GIAR que foi supervisionado pelo Delegado de Polícia de plantão, Geraldo Franco Pires.
Após a conclusão dos trabalhos, a autoridade policial encaminhou o preso para a Cadeia Pública de Itatinga.
O material recuperado foi periciado e entregue à empresa Rumo.
MATERIAIS LOCALIZADOS E OS ENVOLVIDOS
5 homens, sendo um preso em flagrante no local e outros 4 identificados posteriormente.
Objetos apreendidos:
1- Veículo Fiat Tempra, ano 1996, com placa de Botucatu.
2- Carreta para veículo sem placa.
3- 2 cilindros de oxigênio.
4- 1 botijão de gás.
5- 1 maçarico industrial.
6- 2 alavancas de aço.
7- 2 bolsas com ferramentas.
8- 1 bomba costal para resfriamento do aço cortado.
O caso foi registrado como furto com pena de reclusão de dois a oito anos e multa – se o crime é cometido mediante concurso de duas ou mais pessoas.
Os envolvidos são de Botucatu. Eles trabalharam na área de jardinagem e não tinham passagem pela polícia.