Moradores de Botucatu entraram em contato com a reportagem do 14News, na tarde deste sábado (3/6), relatando que sofreram tentativa de golpe pelo telefone.
Uma das pessoas diz que a ligação foi no telefone de sua casa. O interlocutor dizia que a sua conta mensal estava com cobrança excessiva, por isso como representante da Anatel, iria regularizar a situação.
Só que o golpe começou a ser efetivado quando foi solicitado número de documentos do dono da linha telefônica.
O leitor do 14News disse que percebeu o golpe e foi conversando até que próprio estelionatário perdeu a paciência em não conseguir esses dados e começou a xingar o morador de Botucatu. O número que o estelionatário liga é restrito por isso não aparece no identificador de chamadas.
A reportagem foi pesquisar se a Anatel estava com alguma campanha para alertar a população sobre esses golpes usando o nome da Agência do governo federal. A divulgação encontrada em abril deste ano no site da Agência tinha o seguinte teor no texto abaixo e vários anúncios no Facebook:
Começou a nova campanha do Movimento #Fique Esperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital. A iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conta com a parceria de diversos agentes, públicos e privados. Até o final do próximo mês de maio, serão divulgadas mensagens com dicas de como evitar falhas de segurança em celulares e computadores, alertas sobre solicitações mal intencionadas recebidas por SMS e pedido de portabilidade de linha telefônica não realizado pelo titular da linha, além de como consultar linhas pré-pagas cadastradas por CPF.
As campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br. As mensagens com as dicas de segurança também são encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais, pela hashtag #FiqueEsperto.
Sobre a iniciativa
O #FiqueEsperto começou, em outubro de 2020, dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel. Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital. Finalizado esse período, a Agência entendeu que, pela relevância do assunto, deveria ser dada continuidade à iniciativa. Assim, surgiu a definição de Movimento, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.
A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, especialmente, quanto à iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.
Parceiros
Além da Agência, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis) e WhatsApp.
A Anatel lançou nesta quinta-feira (27) em suas redes sociais o primeiro post da campanha: