Nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2025, a Guarda Civil Municipal de Botucatu flagrou um caso de maus-tratos a um cão.
A equipe formada pelos agentes Castilho e Martins foi acionada pelo Centro de Operações Integradas, COI, no condomínio Braga, na região da Vila Jardim, onde encontrava-se uma equipe do Canil Municipal.
Uma veterinária auxiliava em uma outra ocorrência envolvendo o animal. Ela informou ter sido solicitada por uma testemunha que relatava um caso de maus-tratos no mesmo condomínio.
Essa pessoa disse ter visto um morador batendo um cachorro com chinelo e uma colher de madeira.
Dessa forma, a Guarda Civil Municipal, além da veterinária e a testemunha foram até o apartamento do tutor quando a profissional pode fazer algumas avaliações no animal. Ela testou existência de hematomas no crânio, sangue na boca, tremor e urina pelo corpo..
Também foi acionado uma segunda veterinária do Canil Municipal que que confirmou os maus tratos antes atestados pela primeira profissional.
O tutor por sua vez alegou que estava adestrando o cachorro.
Considerando o que foi constatado, a equipe da GCM de voz e prisão ao autor dos maus tratos contra animal e o conduziu até o plantão policial.
O delegado Luiz Fernando Ayres autuou o morador pelo crime de maus-tratos a animais conduzindo o autor para a cadeia pública de Itatinga.
FOLGADO
Entre as últimas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal também houve uma situação de prisão de procurado pela justiça por dever pensão alimentícia. Tudo começou quando a viatura passava perto do ginásio municipal do Bairro Alto e o autor começou a ofender a equipe da GM formada pelos agentes Thiago e Braga. O homem foi levado para a delegacia e ficou preso.
TRÁFICO
A equipe da Guarda Civil Municipal dos agentes Vieira e Weber fazia patrulhamento pela escola João Maria, nas proximidades da travessa Augusto Galvano, quando deparou-se com dois suspeitos na linha férrea, que ao perceber a viatura, tentaram se esconder no meio da vegetação. Diante dessa suspeita, a equipe fez abordagem e acabou encontrando R$30 em dinheiro e cinco papelotes de crack embalados para a venda. Um dos abordados confessou onde tinha acabado de comprar a droga do outro rapaz. Ele indicou onde existia mais droga, ou seja, 25 porções de cocaína e 14 porções de crack. Um dos envolvidos com tráfico acabou preso em flagrante e o outro liberado.
DESAPARECIDO
Os agentes Almeida e o Lucas atenderam uma ocorrência de pessoa desaparecida. Segundo consta, esse morador de Botucatu estava desorientado em um veículo GM Celta da cor prata, na região da Vila São Benedito. A equipe fez contato com o cidadão de 30 anos, que segundo os agentes, estava visivelmente desorientado e se queixando de fome, pois permanecia há dias sem se alimentar. Através documento identidade foi possível saber o seu nome e que estava desaparecido desde a 23 de janeiro. A sua mãe foi localizada, assim ele voltou para casa.
PRONTO-SOCORRO
Os agentes Almeida e Lucas foram acionados até o pronto-socorro adulto pois havia um homem que estava tumultuando o serviço de saúde. Ele foi abordado foi constatado, após pesquisa, que ele estava sendo procurado pela justiça. O suspeito foi encaminhado até a Delegacia de Investigações Gerais, onde foi registrado BO de captura de procurado. O autor de 45 anos ficou preso.
PRISÃO
Um homem foi preso durante uma ocorrência de perturbação de sossego em um condomínio com obra de um prédio ao lado. Durante consulta dos documentos das partes envolvidas, os agentes Tomba e Sartori constataram quem uma delas estava procurada pelo crime de lesão corporal. O caso terminou em prisão.
FURTO
Um suspeito de 24 anos foi preso em flagrante por furto durante a noite depois de ser flagrado pela empresa de alarme dentro de um restaurante na Rua Doutor Costa Leite, no centro de Botucatu.
Ele estava levando um celular.
Os agentes Acássio e Castro levaram autor para a delegacia onde foi preso em flagrante.
Esse é o mesmo autor de furto contra o escritório de uma oficina da cidade.
PROCURADO
Os guardas da Equipe Romu com os agentes Marino, Freire e Carmelin prenderam um procurado por pensão alimentícia na região do condomínio Cachoeirinha. Ele foi abordado e levado para a delegacia.