A subtração de algum bem quando a vítima não está na sua casa, sem violência física, ou quando algo é levado sem a pessoa perceber em um estabelecimento comercial, por exemplo, é o tipo de delito mais praticado em Botucatu. Trata-se do furto.
Nos primeiros 6 meses do ano foram registradas 718 ocorrências na cidade.
Isso é o mesmo que 119,6 por mês ou 29 por semana e ainda 4 por dia.
Os furtos ocorrem em diferentes locais como um carro aberto ou com algo que interesse quem arrombe esse veículo, ainda subtração em construções, e muitas vezes algo que está nas casas ou quintal de um imóvel.
Nesta semana uma rádio foi tirada do ar durante furto de fios. A suspeita é de usuário de drogas buscando vender os materiais. A Stereo Mix FM 87.5 voltou ao ar um dia depois, após os reparos que deixou prejuízo. O caso foi registrado em boletim de ocorrência para apuração.
As dicas da polícia para evitar esse tipo de crime é investir em sistema de segurança nas lojas e casas, não facilitar a ação de bandidos não deixando objetos à mostra como bolsa no carro, itens no quintal e sempre ligar para a GCM ou PM em caso de suspeitos.
Números – Porém, fazendo uma análise em um prazo maior, esse tipo de crime já foi bem maior. No ano de 2002 eram 2.380 contra 1.396 em 2022.
Quanto a prisões por diferentes crimes, nos primeiros 6 meses de 2023 foram 432 casos em flagrante ou por mandado.