24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Evento com entidades que defendem o rodeio realizado em rancho gerou denúncia não confirmada

Uma festa de defensores de rodeio e de produtores da área rural em Botucatu (SP) gerou certa polêmica na região do bairro Santa Marina na noite desta quarta-feira (16).

Segundo informações, foi realizada uma confraternização com música em uma propriedade e chegou para as autoridades que na verdade estaria acontecendo um rodeio, evento que é proibido no município.

A Guarda Municipal foi acionada e constatou que não se tratava de rodeio, mas sim de confraternização com música, sem a cobrança de ingresso, portanto, estava regular.

Newton Lucchiari informou ao site Agência14News que se tratava de uma “grande confraternização entre as novas associações da verdadeira proteção e bem estar animal, no rancho 2S de propriedade do André Sacamone, com a presença de muitas autoridades e demais pessoas envolvidas com o agronegócio de nossa cidade,  onde foram apresentados todos os adereços legítimos de provas do rodeio” e que ” em um determinado momento foram surpreendidos com a presença da guarda municipal no local em virtude de denúncias falsas junto ao Órgão do Ministério Público, promovidas pelos vereadores Sargento Laudo e Abelardo”.

Ele continua “Todavia, a própria guarda municipal constatou que se tratava de um evento familiar fraterno, de confraternização e apresentação das associações entre as pessoas que são movidas pela paixão sertaneja. Agradecemos a gentileza da guarda municipal e todos as mais de 500 pessoas presentes que abrilhantaram o evento”.

A reportagem procurou o vereador Abelardo que negou ter sido acionado para atuar no caso e disse que é contra o uso de sedén. Ele defende que até possa ser realizado um rodeio na cidade, mas sem esse item, como uma festa com prova de 3 Tambores ou animal chucro, mas sem uso de sedén. 

O vereador Sargento Laudo também afirmou que não fez denúncia sobre o evento mencionado. E que apenas nesta quinta-feira (17) foi informado sobre o caso.

 

O Convite para o evento constava a seguinte mensagem no WhatsApp:

Boa noite a todos.
Estou confirmando aqui a nossa reunião com as associações, dia 16/05/18 a partir das 17:00
Teremos a apresentação do sedem, com a apresentação de touros iniciantes e já astros do rodeio 
Churrasco, refrigerante, conversa boa e esclarecimentos.
Formação de novo grupo de apoio aos bons tratos 
Presença já confirmada de Padre Orestes.
nossos vereadores 
.Carreira
.Paulo Renato
.Cula
Aguardando agenda de algumas outras autoridades.
Aguardamos a sua presença.
Mais uma oportunidade de ficarmos ainda mais fortes.

17:00 chegada de todos
18:00 técnicas de rodeio, montarias, apresentação das associações e das autoridades 
20:30 servido o churrasco, é show sertanejo.
22:00 término, pois todos temos que trabalhar na quinta 
Bebida alcoólica quem quiser traga a sua.
Refrigerante teremos aqui de graça mas se vc puder trazer nos ajuda muito

 

Parlamentares – O vereador Carreira confirmou que estava no evento e que não houve qualquer tipo de atividade de prática de rodeio no local. “Não teve nada de tourada. Houve organização de entidades de classe”, disse o vereador que defendeu o fim do clima de revanchismo entre pessoas contra ou a favor do rodeio.

Cula e Paulo Renato e Padre Orestes, que deu a bênção, também participaram.

Lei – O assunto vem sendo debatido desde as últimas semanas quando a Câmara Municipal rejeitou um projeto de bem estar animal de autoria do prefeito Mário Pardini, que se aprovado, os legisladores também teriam que colocar em análise as emendas de três vereadores – Carreira, Paulo Renato e Cula – que se aprovada autorizaria o uso do sedén e em consequência a realização de rodeios. A maioria dos vereadores decidiu não aprovar o projeto matriz do prefeito do bem estar animal para não votar as emendas. Hoje existe já uma lei anterior que também proíbe rodeios. Essa nova lei iria modernizar a anterior.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes