Depois do incêndio cessar nos últimos dias, a região da Fazenda Edgardia, em Botucatu, voltou a registrar queimada em uma grande área.
A reportagem do 14News foi procurada novamente pelos moradores nesta quarta-feira, dia 2 de outubro. Eles relatam que o incêndio chegava até a região do condomínio Cachoeirinha, na entrada da cidade.
Por conta dessa situação, eles comentaram sobre o registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil para investigação do caso.
Devido a essa situação, a reportagem chegou a questionar o governo do estado sobre a necessidade de combate aéreo de incêndios em Botucatu e região, já que o município conta com regiões de terrenos muito acidentadas, onde não chegam veículos que poderiam levar água a esses pontos distantes, como da Cuesta.
RESPOSTA
O Governo do Estado respondeu: “Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Botucatu atuou no combate a sete incêndios na fazenda mencionada e monitorou as áreas de difícil acesso do local. Esse trabalho contou com apoio da Defesa Civil e brigadistas particulares, contribuindo com o controle das queimadas. Na manhã do dia 25, os focos de incêndio ativos eram pequenos e sem chamas, gerando apenas fumaça, e as chuvas ajudaram a controlar a situação. Cabe destacar que, durante esse período, os bombeiros se empenharam para atender todos os chamados dessa natureza na região e o envio de aeronaves aos locais afetados atendeu a critérios técnicos, estabelecidos na tabela de Combate a Incêndio em Coberturas Vegetais da Instituição”.
O site 14 News perguntou novamente sobre a implantação de combate aéreo nos incêndios.
O Corpo de Bombeiros informou que o Helicóptero Águia de Sorocaba iria apoiar na ocorrência nesta quarta-feira.
OUTRO CASO