Durante operação em combate ao Contrabando e Descaminho de mercadorias neste sábado (11), a equipe TOR abordou, na Rodovia SP-280 Presidente Castello Branco, Km 248+000 – sentido Leste, região de Avaré, um caminhão conduzido por R. R. T., e devido ao nervosismo exacerbado com a abordagem policial e contradições, os policiais resolveram vistoriar o veículo e a carga de arroz que era transportada no semireboque.
Porém, em vistoria no compartimento de carga do veículo, a equipe localizou vários fardos com relógios importados, aproximadamente 1.200 kg e onze caixas de tabaco com essência para Narguilé de origem estrangeira, estando acondicionados junto à carga de arroz.
O condutor acabou assumindo a propriedade dos produtos ilícitos, alegando que pretendia entregar a mercadoria no centro da cidade de São Paulo.
Condutor e passageiro foram presos em flagrante pelos crimes de Contrabando (art. 334 e 334-A §1º alínea b, inc. IV do CP) e por crime contra a Saúde Pública (art. 273 §1º alínea b, inc. I do CP), que é referente aos tabacos com essências que tem sua importação proibida pela ANVISA e é crime equiparado ao crime hediondo e tem pena de 8 a 15 anos de reclusão.
A ocorrência foi encaminhada a Delegacia de Policia Federal em Bauru, onde a autoridade de polícia judiciária formalizou o flagrante e encaminhou os presos à cadeia pública de Avaí. O veiculo foi lacrado e disponibilizado ao depósito da Receita Federal de Bauru.