24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu registrou 114 prisões por tráfico de drogas neste ano

O 14News esteve na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Botucatu para fazer um levantamento no número de prisões e o tipo de ação desenvolvida, hoje, no combate às drogas.

Até a metade deste deste mês já foram presos pela especializada 114 pessoas que estavam envolvidas com o tráfico de drogas. Esse número refere-se a homens, mulheres e adolescentes, totalizando centenas de quilos de maconha, cocaína e crack, entre as milhares de porções individuais dessas drogas que estavam prontas para venda direta ao usuário.

Os casos de tráfico são atendidos pela Dise, Polícia Militar e Guarda Municipal, e apresentados no plantão policial ou na Dise – onde ocorrem as investigações também do entorno desses casos buscando apurar sobre mais pessoas envolvidas nesses crimes.

-Delegado Paulo Buchignani da Dise de Botucatu.

Hoje, a Dise possui três delegados: Paulo Buchignani, Marcos Mores, Carlos Julião; 7 investigadores: Basseto (chefe), João, Margarethe, Alexandre, Emerson, Rafael e Castilho; 2 escrivães: Bruno (chefe) e Sheila – que trabalham exclusivamente com investigações e nos inquéritos policiais relacionados às drogas.

A delegacia conta ainda com 8 viaturas ou veículos descaracterizados.

Os policiais da Dise enfatizam a importância da denúncia no trabalho do dia a dia, por isso, orientam que elas cheguem com maior número de detalhes possíveis, já que na maioria das vezes, quem denuncia está bem próximo de onde o tráfico ocorre, por isso, têm melhores condições de observar atentamente cada detalhe como, por exemplo, o local onde a droga é escondida, informação essa considerada fundamental pela equipe.

Para manter um atendimento efetivo de combate às drogas, a Dise também teve investimento em reforma interna e externa. Para o delegado Paulo Buchignani, é importante que o policial que atua na unidade se sinta bem no próprio local de trabalho, com salas adequadas em ambiente propício, bem como para a população que passa ao entorno, conheça e identifique a delegacia.

“Por isso fizemos uma pequena mudança primeiramente na parte interna e agora externamente com apoio do nosso Seccional, Dr. Lourenço Talamonte Neto”, disse Buchignani.

A especializada deve ainda voltar a investir em novidades. Da mesma forma que atuou na prevenção como a unidade móvel de educação, com o conhecido o caminhão da Dise, a intenção é que após a pandemia, novas iniciativas serão implementadas.

“Acho importantíssimo o trabalho preventivo e o considero tão importante quanto a repressão, por isso desde antes da pandemia já existe um projeto inovador para ser implementado parceria com a Prefeitura e Guarda Municipal que pretendemos retomar, quando tudo se normalizar. Juntamente com os delegados Marcos Mores e Julião estamos preparando algo diferente que consiga atingir esses objetivos. Essa é a intenção do nosso delegado Seccional, também, que tem nos incentivado para isso”, concluiu delegado titular, Paulo Buchignani. (do 14News).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes