A Polícia Civil de Itatinga/SP, através do Setor de Investigações Gerais, esclareceu na manhã de hoje, 04/07/2024, caso de furto ocorrido em 01/07/2024 no Município.
Após ter dado falta de seu cartão de débito, uma senhora de 70 anos procurou a sua agência bancária, onde acabou descobrindo algumas compras realizadas sem o seu consentimento.
Acreditando ter perdido seu cartão em um mercado, logo depois de ter realizado uma compra no início da noite de 01/07, a vítima registrou o Boletim de Ocorrência de Furto e apresentou o extrato bancário, onde constavam compras em uma lanchonete e em uma conveniência local, que foram realizadas naquela mesma noite, pouco tempo depois de ter ido ao mercado.
Ela relatou no boletim de ocorrência que havia feito a compra no mercado no valor de R$ 86,23 e descobriu que depois foram feitas outras cinco compras em estabelecimentos comerciais totalizando um prejuízo de R$ 272,13. Todas as transações foram feitas por aproximação, sem uso de senha.
Inicialmente, a equipe de investigação diligenciou até o mercado, onde a vítima acreditava ter perdido o cartão em questão. Entretanto, os policiais ao analisarem as imagens, puderam concluir que a vítima guardou o cartão em sua bolsa, logo após realizar o pagamento da compra.
Dando sequência as investigações, os agentes coletaram imagens do circuito de monitoramento dos estabelecimentos que constavam no extrato bancário, conseguindo identificar o autor do furto, que para a surpresa de todos, inclusive da própria vítima, se tratava de seu próprio sobrinho, um adolescente de 16 anos de idade, que a vítima possui a guarda.
Diante dos fatos, foi instaurado Ato Infracional equiparado a crime de Furto (artigo 155 do Código Penal), sendo que o adolescente infrator deverá responder perante à Vara da Infância e Juventude.