A Polícia Militar tem apostado em Botucatu em rondas a pé no comércio, buscando aproximação com a população e comerciantes. Isso tem sido percebido nas ruas.
Mesmos nas blitzes os abordados são suspeitos da polícia, como condutores de motos em alta velocidade.
Assim, destaca-se outra atividade do setor de comunicação: divulgação de fotos dos policiais durante o seu trabalho para que a população saiba quem é o agente que cuida dela e o que faz no dia a dia.
Homenagens a quem se destaca nas ações são outras atividades mantidas como tradição entre os trabalhos de enaltecer os que se empenham.
Na última sexta-feira (06) foi realizada ação na casa de uma criança que havia procurado a PM para receber visita em casa e conhecer os policiais. No domingo (08), a mãe da pequena Maria entrou em contato com os policiais militares da 1ª Companhia do Décimo Segundo Batalhão, informando que sua filha é apaixonada pela Polícia Militar e que estava fazendo aniversário. Então, os policiais foram à festa e cantaram “parabéns” junto à Maria Flor.
O coronel Fernando Agrella, comandante de 12 cidades da região comentou as ações ao 14News.
“Um dos princípios que tenho comigo, a PM deve ser enérgica e firme com os criminosos, mas sempre buscar a aproximação com a comunidade, entender suas necessidades, transmitir segurança e buscar informações,
Diretrizes da Polícia Comunitária, outra materialização é o estabelecimento de vários núcleos do Programa Vizinhança Solidária, forma de prevenção primária através da participação e envolvimento da comunidade de determinada área. Sem abrir mão da atuação efetiva no policiamento, através da presença ostensiva nas ruas e na realização de Operações variadas. Acredito no conjunto de ações, de forma integrada com outros órgãos e o envolvimento da comunidade, dessa forma melhores resultados virão e a população se sentirá maís segura”, destacou.
“COLHENDO FRUTOS”
O tenente Rogério que é do setor de comunicação diz que essa aproximação é algo natural frente ao trabalho realizado nas ruas. “Na realidade, a PM sempre buscou uma maior aproximação com a comunidade por meio da polícia comunitária, agora pelo programas vizinhança solidária, PROERD entre outros, contudo agora parece estarmos colhendo os frutos; é frequentemente comum crianças e famílias se aproximarem de uma guarnição da PM e pedir para tirar fotos (ocorreram muitas dessas solicitações no carnaval). Está sendo frequente também a solicitação da PM em festas de aniversário de criança. Temos pedidos e vamos atender solicitações de crianças, por meio de seus pais, de farda da PM. Tem crianças que vem ao quartel com seus pais e se interagem com os policiais, entram em viaturas, ligam sirenes e sinais luminosos. Se divertem!! As portas do quartel estão sempre abertas para a comunidade”, disse.
IMAGENS:
Policiais no Dia da Mulher. Data foi enfatizada pela PM.
Evento que homenageou PMs:
Evento no batalhão em fotos:
Criança visitando o batalhão:
IMAGENS: