29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Tudo pronto para o 12º Festival de Música Raiz de Pardinho

Nos dias 16, 17 e 18 de abril, vai acontecer a décima segunda edição Festival de Música Raiz de Pardinho, o FESMURP, considerado um dos eventos mais importantes e tradicionais de difusão e valorização da música caipira. Pela primeira vez, o Festival será realizado em ambiente virtual por conta da pandemia de Covid-19.O público poderá assistir, no conforto do seu lar, a apresentação das duplas concorrentes, além de exibição de documentário, roda de viola, oficinas e shows.
As canções concorrentes já estão disponibilizadas em vídeo no canal oficial da Casa dos Caipiras no YouTube.

A Comissão Julgadora escolherá dentre os 20 selecionados, seis duplas finalistas para a fase final do evento, que acontecerá no domingo, 18 de Abril. Na fase final, os jurados vão escolher a dupla vencedora, que levará um prêmio de 5 mil reais. Ao todo são 30 mil em prêmios e os demais finalistas também serão premiados.
O público também pode votar na sua canção preferida. O vídeo com maior número de curtidas no Canal do YouTube da Casa dos Caipiras, independentemente da classificação entre as 20 duplas selecionadas, receberá um prêmio em dinheiro.

evento também oferece duas oficinas online e gratuitas. São elas: “Expressão vocal e corporal na comunicação”, com Marlene Fortuna, professora, pós-doutora em comunicação oral e em artes cênicas e filha do saudoso Zé Fortuna, da emblemática dupla Zé Fortuna e Pitangueira e; “Técnicas da mão direita e esquerda para viola”, com Arnaldo Freitas, considerado um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira.
Como parte do seu objetivo de celebrar a beleza e a importância da cultura caipira, o FESMURP 2021 vai homenagear o centenário de Tinoco, um dos maiores nomes da história da música raiz. Dentre os eventos programados no FESMURP 2021 estão a exibição de um documentário com a dupla Mogiano e Mogianinho, em tributo a Tonico e Tinoco, e uma entrevista feita pela radialista Vanice Carvalho, da web rádio Casa dos Caipiras, com o produtor musical, compositor e radialista Zeka Perez, filho de Tinoco.

Mais informações, inscrições nas oficinas e programação completa em http://fesmurp.casadoscaipiras.com.br/.


Casa dos Caipiras expande atividades

A realização do 12ºFESMURP marca também uma nova fase na Casa dos Caipiras. Criada para desenvolver ações de divulgação e valorizaçãoda cultura caipira, principalmente a música, busca se firmar como empresa cultural, com atuação no Estado de São Paulo e outras regiões do país.

Criada em Pardinho por Chico Almeida, que tem Sérgio Vieira como parceiro e sócio, a empresa teve como primeira iniciativa a criação da webrádio Casa dos Caipiras que, atualmente, ocupa o primeiro lugar no segmento sertanejo raiz no Estado de São Paulo e no Brasil, além de registrar ouvintes em dezenas de outros países, liderando o segmento raiz. Em sua nova configuração, a Casa dos Caipiras continua promovendo a web rádio e investindo na sua qualidade. São 24 horas de programação ininterrupta, com programas ao vivo e gravados, alcançando cerca de 70 mil ouvintes por mês.

Ao longo dos anos, a Casa dos Caipiras também se notabilizou pela realização de eventos e projetos sempre relacionados à valorização da cultura caipira e tendo a música como destaque, em parceria com entidades públicas ou privadas, no município de Pardinho e em outras regiões. O objetivo agora é levar para os demais municípios da Cuesta Paulista, com apoio de instituições parceiras, a experiência adquirida na realização de eventos como o Festival de Música Raiz de Pardinho, a Cavalgada do Ferreirinha, rodas e grupos de viola (Caipiras da Cuesta e Jovens da Cuesta), Grupo de São Gonçalo, além do incentivo a importantes festas tradicionais e manifestações culturais locais. Como exemplos, citamos: o município de Bofete com o Festival Carreirinho, Botucatu com a Festa de Anna Rosa, e no estado do Paraná, em Bela Vista do Paraíso e Ibiporã, o Festival Causo e Viola.

Uma terceira frente em que a Casa dos Caipiras vai investir é o incentivo aos novos talentos da música. O objetivo é apoiar jovens que tenham potencial para desenvolver uma carreira artística, ajudando no desenvolvimento de suas potencialidades e aprimorando questões técnicas que os auxiliem a alcançar a profissionalização. “Hoje temos todos esses serviços que podemos disponibilizar e, com foco na economia criativa, queremos buscar novos artistas, sejam violeiros ou compositores, e ajudá-los com aperfeiçoamento e capacitação. Também buscamos parceiros que nos permitam elaborar projetos e promover eventos”, destaca Chico Almeida.


Para Sérgio Vieira, o mais interessante nessa nova configuração da Casa dos Caipiras é a possibilidade de levar para outros municípios a expertise construída em Pardinho. “Podemos oferecer nossa experiência para desenvolver ideias, iniciativas e eventos voltados para a divulgação da música caipira”, destaca Sérgio Vieira. “Tais ações podem envolver a realização de festivais musicais e apresentações artísticas, venda de produtos, apresentações folclóricas,entre outras, sempre com foco na cultura da nossa gente, com seus valores e tradições”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes