28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Cantor e compositor Cláudio Lacerda apresenta projeto musical “Canções para acordar o Sol”

-“Canções para acordar o Sol” – projeto virtual do cantor (Fotos: Aline Grego)

De 04 de março à 08 de abril de 2021, quintas-feiras, sempre às 20h00, vai ao ar através da plataforma digital Youtube “Canções para acordar o Sol”, projeto inédito produzido pelo cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, que conta com as participações especiais de Neymar Dias, Toninho Ferraguti, Rodrigo Zanc, Sérgio Turcão Thadeu Romano.

“Canções para acordar o Sol” é um projeto virtual em que o cantador Cláudio Lacerda apresenta canções importantes de sua discografia e recebe convidados de peso para releituras de grandes sucessos da música brasileira, influenciados pela cultura do campo. O projeto presta reverência a grandes compositores brasileiros, além de enaltecer a importância de nos conectarmos com a natureza para o bem das próximas gerações.

Grande defensor da cultura campesina, o artista apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades.

Em “Canções para acordar o Sol” o cantor apresenta seis espetáculos com um apanhado da música regional brasileira, sua riqueza de ritmos, incluindo canções autorais, composições de amigos, de importantes parceiros e até de compositores esquecidos ou pouco lembrados.

A temporada começa no dia 04 de março, com o show “Canções para Acordar o Sol”, que dá nome ao projeto e ao CD idealizado por Cláudio e o jornalista Luís André do Prado, com Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Toninho Ferragutti realizando uma homenagem a grandes compositores da MPB, que também valorizaram em suas obras, um olhar para o Brasil interior.

O segundo espetáculo “Homenagem à moda paulista”, que vai ao ar no dia 11, valoriza a obra e a biografia de alguns dos maiores compositores da música caipira, através de releituras de seus maiores sucessos. Breves releases desses desbravadores são lembrados por Cláudio ao longo da cantoria.

Na quinta-feira seguinte, dia 18, o “Tributo a Pena Branca e Xavantinho” presta uma homenagem com canções que foram eternizadas pela dupla que é considerada uma das mais autênticas e amadas do universo caipira. No concerto Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc interpretam sucessos de Pena Branca e Xavantinho, em um repertório que transborda brasilidade.

Já o concerto “Canções de Almir, Renato & Simões”, vai ao ar no dia 25 e presta uma homenagem aos artistas Almir Sater, Renato Teixeira e Paulo Simões, com um repertório de clássicos da carreira destes, que bem representam a música caipira contemporânea.

No dia 01 de abril, o show “Olhos D’Água” busca sensibilizar os ouvintes, através de canções regionais, a retomar uma relação fundamental de respeito com nossos mananciais, para assegurar assim o bem estar das futuras gerações, inspirando o lado ambiental e cidadão das pessoas para questões que envolvam o uso da água e sua preservação.

A temporada termina no dia 08 de abril com “Cantador”, espetáculo com um repertório autoral de Lacerda e seus parceiros, evidenciando o compromisso que compositores contemporâneos como ele, pouco valorizados pela grande mídia, insistem em manter, para que não seja perdido o fio da meada da nossa história. Que evolui sim, como poderá ser notado, porém com raízes profundas em nossa identidade cultural.

Com mais de vinte anos de estrada desenvolvendo um projeto pessoal de fomento da cultura brasileira, desde seu primeiro álbum, intitulado “Alma Lavada”, Claudio já apresentava uma mistura de ritmos regionais e influências que vão desde Renato Teixeira, Almir Sater e Paulo Simões, aos mineiros do Clube da Esquina, ao rock rural de Sá e Guarabyra, e indo mais longe, à música caipira de João Pacífico, Elpídio dos Santos, Serrinha, entre outros.

Cláudio é idealizador do projeto “ConSertão”. São concertos gratuitos ao ar livre, onde ele interpreta clássicos da música caipira acompanhado por uma Orquestra Sinfônica em arranjos inéditos de Neymar Dias, que também é o solista na viola caipira. Nas duas edições do projeto foram realizados 10 concertos em cidades paulistas com público médio de 4.000 pessoas, viabilizados pelo ProAC ICMS.

Cláudio sempre esteve ligado à música campesina, elo reforçado no período que realizou sua graduação em zootecnia em Botucatu (SP). Deixou de exercer a zootecnia no ano de 2000 atendendo ao chamado da música. Desde então, gravou 5 CDs que contaram com participações de grandes artistas, como: Dominguinhos, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Pena Branca, Tinoco, Mônica Salmaso, Paulo Simões, Alzira e Tetê Espíndola, dentre outros maravilhosos artistas brasileiros.

As ações fazem parte do projeto contemplado no edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 39/2020.

Mais informações: www.facebook.com/claudiolacerdacantador

FICHA TÉCNICA

Curadoria artística: Cláudio Lacerda | Criação: Ivete Nenflidio | Comunicação: Carretel Music | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

SERVIÇO: Canções para acordar o Sol

Temporada: de 04 de março à 08 de abril de 2021

Programação on-line todas as quintas-feiras. Horário: sempre às 20h00

Onde assistir: youtube.com/claudiolacerdacantador 

Classificação Livre – Grátis

Agenda:

Quando: 04 de março de 2021 – Show: Canções para Acordar o Sol – Convidados: Neymar Dias e Toninho Ferragutti

Quando: 11 de março de 2021 Show: Homenagem à moda paulista

Quando: 18 de março de 2021 – Show: Tributo a Pena Branca e Xavantinho – Convidado: Rodrigo Zanc

Quando: 25 de março de 2021 – Show: Canções de Almir, Renato & Simões

Quando: 01 de abril de 2021 – Show: Olhos D’Água

Quando: 08 de abril de 2021 – Show: Cantador

(Por Luciana Gandelini da assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes