Moradores do Bairro Cohab 1 – Conjunto Habitacional Humberto Popolo de Botucatu estão pedindo na justiça a indenização de danos nos seus imóveis.
Os mutuários alegam que alguns casos são de vício de construção e o seguro que fizeram daria direito a um ressarcimento.
Algumas pessoas receberam seguro e outras ainda não. Depois de um tempo, as ações ficaram suspensas no STJ – Superior Tribunal de Justiça que vai decidir a prescrição (tempo que a pessoa pode ainda pedir esse direito na justiça).
Geralmente é apurado – mesmo se a pessoa tenha reformado ou não – por um laudo se o problema foi gerado por uma causa estrutural ou da falta de manutenção, por exemplo.
A orientação é que as pessoas continuam acompanhando o caso com seus advogados ou procurem um profissional da área para avaliar a situação. O conjunto habitacional foi construído em 1.984.
O assunto foi debatido nesta quinta-feira na Muni FM com profissionais da Vara Federal de Botucatu e com o vereador Marcelo Sleiman.
OUTROS BAIRROS
Todo empreendimento habitacional tem seguro da operação. O correto é ir até agência da Caixa e verificar o contrato e qual seguradora. O Caimã foi realizado com recursos do MinhaCasaMinhaVida, então é muito provável que tenha também. Lembrando que antes de qualquer ação judicial a pessoa precisar ter a negativa das vias administrativas. Ou seja, se ela tem algum dano no imóvel tem que acionar a seguradora antes de ingressar com ação. Ela entrará com ação se houver a negativa.