O Ciclo Limpo, uma iniciativa que gera emprego e renda através da coleta e compostagem de resíduos orgânicos em Botucatu e região, está com uma campanha para adquirir um novo veículo para continuar o seu trabalho ambiental na cidade.
O projeto nasceu do inconformismo que três amigos tinham em comum: por que desperdiçamos tantos resíduos orgânicos? “Há anos, nós três compostamos os nossos resíduos orgânicos em nossas casas. Nada vai para o lixo. Todos os restos de alimentos viram adubo que é usado no jardim, nos vasos da casa ou distribuído entre vizinhos, parentes e amigos. Nossa atitude sempre chamou a atenção, despertou a curiosidade e a admiração de quem recebe esse adubo”.
Atualmente, são 220 pontos de coleta, atendendo mais de 1.000 pessoas e compostagem em torno de 20 toneladas por mês. Essas coletas são realizadas com uma Kombi que vive quebrando.
Assim, os organizadores precisam comprar um veículo novo e mais adequado para continuar com as coletas, compostar mais, e atender outras pessoas.
Com isso foi lançada a Campanha de Financiamento Coletivo para arrecadar o recurso.