Desde 2015 | A informação começa aqui!

HCFMB abriga maior usina solar instalada em telhados de hospitais do Brasil

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) foi instalada a maior usina solar em telhados de hospitais do Brasil. As instalações realizadas foram entregues nesta semana em evento realizado no hospital.

Foram investidos R$ 10 milhões buscando otimizar o consumo de energia da instituição. O destaque fica por conta de um sistema fotovoltaico com capacidade para gerar 1.188 kWp de energia elétrica.

As placas solares, combinadas as outras ações serão responsáveis por promover uma economia de 2.781,70 MWh por ano ao HCFMB. A quantidade seria suficiente para atender mensalmente cerca de 1.160 residências do município.

Além do sistema fotovoltaico, o projeto executado pela CPFL Paulista envolveu a substituição de 13 refrigeradores por dispositivos de tecnologia mais avançada e foi modernizado dois chillers, equipamentos que também compõem a infraestrutura de refrigeração de ambiente do Hospital. Os recursos investidos pela companhia contemplaram ainda a troca de 2.000 lâmpadas antigas por luminárias de modelos LED. Cerca de 80% mais econômicas, elas oferecem uma menor pegada ambiental, se comparada às lâmpadas incandescentes ou fluorescentes.

A economia prevista no consumo de energia elétrica pela instituição, por exemplo, irá evitar que mais de 886 toneladas de CO2 por ano sejam emitidos na atmosfera. O valor é equivalente ao plantio de 6.200 novas árvores por ano.

José Carlos Souza Trindade Filho, superintendente do HCFMB, comentou sobre o assunto. “A implantação deste projeto no contexto hospitalar é fundamental para uma melhor performance não só socioambiental, mas também de governança, que, por sua vez, está ligada ao desempenho financeiro. Nosso objetivo é que o cuidado com o paciente e com o meio ambiente estejam sempre alinhados, pensando também na conscientização das gerações futuras, promovendo uma abordagem mais humana, prática e alinhada com as demandas da sociedade e das futuras gerações”, afirma.

Os benefícios foram promovidos pelo projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista, submetido e aprovado na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética nº 003/2022 da Aneel.

SAIBA MAIS

14News – Quanto em valores deve haver economia ao hospital levando em conta os custos atuais e os valores de manutenção das placas?
HC –
Cerca de R$105 mil reais por mês, sujeito à alteração conforme a bandeira da CPFL.

14News – Como funciona essa parceria da CPFL com os hospitais? A empresa doa e para isso recebe algum benefício como redução de impostos do governo, ou é meramente uma doação que a empresa faz?
HC – A parceria foi feita pelo programa CPFL nos Hospitais, que abre chamamentos públicos e os hospitais interessados apresentam um projeto de eficiência energética para concorrer ao financiamento do projeto. O benefício é o próprio financiamento. Mais informações podem ser encontradas no site: https://www.grupocpfl.com.br/eficiencia-energetica/cpfl-e-rge-nos-hospitais

14News – Esse valor economizado deve ser usado em quais áreas?
HC
– Será adequado de acordo com a necessidade e demandas do HCFMB.

14News – Haverá produção excedente de energia que poderá ser vendida?
HC
– Não haverá produção excedente que poderá ser vendida.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também