A Defesa Civil de Botucatu informa que, durante um deslocamento para atender a outra ocorrência na manhã desta sexta-feira (4), sua equipe avistou uma fumaça densa em uma residência.
Ao averiguar a situação, os agentes da Defesa Civil constataram que um morador estava realizando a queima de lixo no fundo do seu quintal.
O morador foi imediatamente orientado sobre os riscos e a proibição dessa prática, que contribui para a poluição do ar, pode causar incêndios de maiores proporções e é passível de sanções legais.
A equipe da Defesa Civil realizou o rescaldo da área para garantir que o fogo fosse completamente extinto e não representasse mais perigo.
Diante da irregularidade, a Guarda Civil Municipal Ambiental (GCM Ambiental) foi acionada para tomar as providências cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente.
A Defesa Civil de Botucatu reforça a importância da colaboração da população para evitar a queima de lixo e outros materiais, especialmente em períodos de tempo seco, quando o risco de incêndio é elevado. A prática é prejudicial à saúde, ao meio ambiente e pode gerar sérias consequências.
Para informações sobre o descarte correto de resíduos, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou com a própria Defesa Civil.

