Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu avança na retirada de árvores e replantio, mas ainda sem lista dos locais beneficiados

A Prefeitura e a CPFL anunciaram no mês passado uma programa de replantio de mudas após a retirada de árvores em risco em Botucatu. Mas, por enquanto, não existe uma lista onde se divulgue os locais onde houve a retirada, interdições do trânsito e até a região em que ocorreu ou haverá futuramente a compensação ambiental.

A reportagem do 14News tem recebido questionamento das pessoas querendo saber todos os lugares onde se planta as mudas das árvores.

Em Botucatu, existem 2 mil pedidos de poda ou retirada de árvore. Elas estão sendo avaliadas pela Prefeitura e FCA – Faculdade de Ciências Agronômicas, após laudos.

Abaixo, existe a divulgação pontual onde uma ação de compensação ocorreu, mas as pessoas não sabem o total de cortes e onde cada árvore foi replantada. Esse processo de supressão vem ocorrendo desde o ano passado.

Saiba mais sobre o programa – Segundo divulgou a Comunicação Municipal, a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou no dia 17/3, o Programa Botucatu Cidade Viva. O lançamento foi marcado por uma ação participativa de plantio com 40 alunos da escola municipal EMEFI Hernâni Donato.

O local escolhido para dar início a arborização do município foi uma praça ao lado da Escola, localizada no Residencial Cedro. A ação também contou com a presença da CPFL Paulista, autoridades municipais, entre elas o Prefeito Fábio Leite, a Secretária de Meio Ambiente Bianca Picado, secretários e vereadores.

O programa é organizado e planejado pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Zeladoria e Educação, além da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu e a CPFL para revitalizar e plantar novas árvores no município.

Diversas frentes são contempladas nesse programa, desde a supressão de árvores que estão em risco de queda até o plantio, cuidado, manutenção das árvores e educação ambiental.

Uma das etapas será o Programa Arborização Segura, em que a CPFL realizará o levantamento e mapeamento de árvores em risco de queda e/ou que estejam ameaçando o abastecimento de energia elétrica, por estarem em meio da fiação urbana. Após esse diagnóstico, a árvore será removida e uma nova espécie, adequada as características do local, será replantada. Além desta árvore suprimida que será substituída, a CPFL fará a compensação com a doação de mais 14 mudas que serão plantadas em áreas determinadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Em paralelo e junto a esta ação da CPFL, a Secretaria de Meio Ambiente fará o plantio de mudas em ruas, praças públicas e escolas. Esta primeira ação de plantio que aconteceu no dia 17/3 marca o início deste programa que, ao longo dos anos, irá transformar a arborização do município.

O objetivo é que outras regiões da cidade recebam o mesmo tipo de ação, mobilizando e tendo a participação da comunidade e escolas.

A parceria com a FCA/Unesp será essencial para o embasamento técnico na seleção das espécies e direcionamento de plantio.

Além de arborizar a nossa cidade, o Programa Botucatu Cidade Viva tem como finalidade proporcionar qualidade de vida, saúde do meio ambiente e a sustentabilidade da cidade, melhorando a qualidade do ar, proporcionando sombra, além dos benefícios para o meio ambiente como a mitigação as mudanças climáticas, aumentando a biodiversidade fornecendo abrigo e alimento aos animais.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também