Nesta semana, repercutiu em Botucatu sobre a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) que está instalada na região do Bairro Demétria que estaria perdendo a sua área para desenvolver os seus trabalhos. O ator Marcos Palmeira, durante a gravação de uma novela na Bahia, acabou também comentando sobre o assunto. Na primeira análise feita a leitura feita pelo poder público seria de somente a situação contratual da área entre as partes envolvidas, sem a necessidade de governo interferir. O caso também chegou a ser comentado na Câmara de Vereadores.
Veja a carta encaminhada ao site 14News: “A Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica é a primeira ONG entidade do sudeste do Brasil atuando no desenvolvimento da agricultura biodinâmica, orgânica e agroecologia há quase 40 anos. Existe desde 1994 numa parte da área da Fazenda Demétria com objetivo de desenvolver e difundir a agricultura biodinâmica no Brasil. Inicialmente nos foi cedido em comodato uma área de 25 ha pela ABT e depois reduzida para 4,5 ha pela Hermes em 2015. Somos referência nacional na produção de sementes crioulas com um banco de sementes de mais de 1.500 acessos, na elaboração dos preparados biodinâmicos e na recuperação da paisagem local e formação de organismo agrícola. Nossa área está no bioma Cerrado, é uma referência onde recebemos visitantes entre estudantes, agricultores, consumidores e entidades de governos, sendo fonte de formação de inúmeros estagiários. A área original, degradada e sem mananciais, havia sido um pasto, tendo sido recuperada pela ABD ao ponto de apresentar atualmente uma rica biodiversidade de aves e mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá bandeira, a lontra, o gato mourisco, paca entre outros animais. Onde não havia água, hoje brota uma fonte dando origem a um riacho que contribui para a hidrografia da região. Para a ocupação da terra, entre 1995 e 2015 havia um contrato de comodato trienal com a Associação Beneficente Tobias. A partir de 2015 a empresa Hermes assumiu a fazenda Demétria (cuja área inclui a da Associação Biodinâmica) e negociamos um contrato de comodato de 4 anos, que foi renovado em 2019.
Desde o início do ano estamos em contato com a proprietária para renovação de nosso contrato de comodato que tinha como vencimento o mês de agosto. Infelizmente recebemos recentemente a confirmação que o contrato de comodato da sede da ABD com a Hermes não será renovado.
Fomos informados que há um projeto imobiliário para a área e que precisam desocupar o atual imóvel da ABD para concretiza-lo. Neste sentido solicitamos que seja encaminhado uma carta de apoio a continuidade de nossas atividades nesta área. (fim da carta).
O 14News continua acompanhando o caso.
A continuidade das atividades da Associação Biodinâmica na sua área de produção está em risco. https://peticaopublica.com.br/?pi=BR135393