Na tarde desta segunda-feira (13/11), a reportagem do 14News procurou a secretaria de zeladoria da Prefeitura de Botucatu para entender sobre a retirada de árvores na Rua Doutor Costa Leite, no centro de Botucatu.
O assunto gerou polêmica nas redes sociais, pois as árvores tiveram toda a sua parte de galhos retirada, sobrando somente o tronco.
O secretário de zeladoria Paulo Sérgio Alves explicou que essa ação faz parte de um trabalho de retirada das árvores mais altas e que estão no meio da rede elétrica. Isso visa evitar a queda o que pode gerar acidentes com pessoas feridas ou mortes como já ocorreu recentemente em outras cidades, como Campinas.
Ele salientou que haverá a substituição com o plantio de mudas de espécies apropriadas, ou seja, que não são tão altas e não atingem a rede elétrica, reduzindo bastante o risco de um acidente.
O trabalho vem sendo feito em parceria com a CPFL que a cada árvore retirada faz a doação de 15 mudas ao município. A empresa tem equipe especializada para esse tipo de atividade.
Antes do corte da árvore é feito um inventário, que são fotos e o levantamento da idade de cada espécie. Essa fase é executada com o apoio de estagiários da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Depois, todo o levantamento técnico é encaminhado para um engenheiro da Prefeitura, que emite um laudo autorizando ou não a retirada da árvore com replantio de muda.
Depois do corte da parte superior, outra equipe faz a supressão do tronco e a raiz.